O ÚLTIMO TÍTULO DO MINAS NA SUPERLIGA MASCULINA

Há quase aproximadamente 15 anos, o Minas conquistava o seu último título de Superliga Masculina. À época com o patrocínio da Telemig Celular, o Minas subiu ao lugar mais alto pódio depois de bater a Cimed/Florianópolis nas finais. Naquele período da Superliga Masculina, as duas equipes mantinham uma grande rivalidade. Em um período de 4 temporadas, entre 2005 e 2009, Minas e Florianópolis realizaram todas as finais da competição. Ao Minas coube uma conquista. Justamente na temporada 2006/2007.

O time do Minas no pódio da Superliga Masculina 2006/2007

ELENCOS

Minas e Florianópolis contavam com os elencos mais fortes da competição. A base do time catarinense era formada pela futura geração de ouro do Brasil na Rio 2016. Sob o comando do levantador Bruninho, jogavam uma promissora equipe de jovens como Lucão, Éder, Thiago Alves, Renato, Mário Júnior, entre outros. Já o Minas, também não ficava atrás, com Samuel, Ezinho, Roberto Minuzzi, Jardel, entre outros.

TEMPORADA REGULAR

Como era aguardado antes da Superliga Masculina 2006/2007, Minas e Florianópolis disputaram a ponta da tabela. O Minas chegou a uma marca incrível de invencibilidade. A equipe mineira ficou 26 jogos sem perder. No entanto, ao final da fase regular, o Cimed/Florianópolis encerrou a 1ª fase, com 27 vitórias e uma derrota. Já o Minas, venceu 26 jogos e perdeu dois.

CONFRONTO DIRETO

No duelo entre os dois favoritos ao título da temporada, o Minas venceu o jogo em Belo Horizonte, por 3×2, com parciais de 29/27, 21/25, 21/25, 25/22, 19/17. Já na partida do returno, o Florianópolis deu o troco, em grande exibição. Venceu o confronto, por 3×0, com parciais de 25/21, 25/20, 25/22. Tal resultado, valeu a liderança na fase regular, após tropeço do Minas para o Sada/Betim, por 3×2.

MATA-MATA

Na fase eliminatória da Superliga Masculina 2006/2007, o Minas teve pela frente times do sul do Brasil. Nas quartas-de-final, passou pela Universidade de Caxias do Sul, com duas vitórias por 3×1. Já nas semifinais, em confronto com a Ulbra, foram três vitórias, em 3 jogos. No primeiro jogo, vitória por 3×0, fora de casa. Nos outros dois jogos em BH, duas vitórias por 3×2.

Já o Florianópolis teve um caminho semelhante ao do Minas, tendo pela frente rivais da sua região. Primeiramente, pelas quartas-de-final, enfrentou o São Leopoldo. Foram duas vitórias, por 3×0, com classificação garantida para a próxima fase. Nas semifinais, o Cimed jogou o clássico catarinense contra a extinta Unisul. Em 3 jogos, foram 3 vitórias.

FINAIS

A final mais esperada da temporada se realizou. Pela segunda vez na história da Superliga Masculina, Minas e Florianópolis decidiam o título da competição. Até aquele momento, o Florianópolis levava vantagem, pois havia conquistado o título da temporada anterior. Mas, o Minas estava disposto a mudar essa escrita.

No 1º jogo, no domínio adversário, o Minas bateu o Florianópolis, por 3×0, surpreendendo pelo grande jogo realizado. Na segunda partida, em Belo Horizonte, o Minas manteve o bom desempenho, com uma nova vitória, por 3×0. No jogo seguinte, o Florianópolis finalmente reagiu, levando a decisão do título, para o quarto jogo, após vitória por 3×0.

No quarto e decisivo jogo, no ginásio Divino Braga, em Betim, o Minas quase sofreu um desfalque importante. O ponteiro Samuel perdeu o irmão em um acidente de moto na cidade de Londrina, dois dias antes da partida. Mesmo assim, entrou em quadra no jogo decisivo. Em grande atuação do central Jardel do Minas, ele marcou 7 pontos no serviço, o Minas conquistou o título, com um novo triunfo por 3×0, com parciais 25/20, 25/18, 26/24.

Foi o quarto título de Superliga Masculina do Minas. O sétimo título nacional do clube no naipe masculino. Desde então, o Minas nunca mais venceu a Superliga Masculina. Na temporada passada, conseguiu chegar nas finais, sendo superado pelo Taubaté. Na atual temporada, o Minas conquistou a Copa do Brasil, pela 1ª vez. O Minas também lidera a fase regular da Superliga 2021/2022 com apenas uma derrota, em 16 jogos. Será que finalmente o Minas quebrará o jejum?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s