A SEGUNDA SEMANA DA VNL MASCULINA

image

A seleção brasileira masculina terminou a segunda semana da Liga das Nações na liderança da competição. Invicta, com 6 vitórias, em 6 jogos, o Brasil é a primeira seleção a vencer todos os jogos das duas primeiras semanas na história do torneio. Irã e França até então líderes caíram na rodada. Os franceses perderam seu primeiro jogo para os búlgaros. Já os iranianos, foram derrotados justamente pelos brasileiros, em um jogo emocionante, decidido apenas no tie-break. Completam o rol dos cinco primeiros colocados, Rússia e Itália, respectivamente.

Além do duelo entre brasileiros e iranianos, o aguardado encontro entre poloneses e franceses foi um dos destaques do fim de semana. O confronto vencido pela França por 3×1 foi tão esperado devido à disputa do Pré-Olímpico. As duas seleções irão se enfrentar por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em Agosto, na Polônia. A expectativa também é alta porque são duas fortes candidatas a medalha nas Olimpíadas, em 2020.

Já os russos, atuais campeões da Liga das Nações, depois de perderem na estreia, foram os únicos na semana, a não ceder nenhum set. Jogando em casa, em Ufa, a Rússia bateu portugueses, americanos e italianos, sem grandes dificuldades, por 3×0. Recuperados do revés na abertura da competição, os russos estão dispostos a vender caro a defesa do título de 2018.

A semana brasileira na VNL masculina

BRASIL 3X2 IRÃ 23/25, 25/16, 21/25, 33/31, 15/10

A chave do jogo entre brasileiros e iranianos foi o serviço. Cedendo pontos em erros de saque, o Brasil saiu derrotado na primeira parcial, após sofrer pontos diretos do Irã no serviço. A dificuldade na virada de bola e no bloqueio, tirou da partida o central Isac e o ponteiro Douglas Souza. Com as entradas de Leal e Maurício Souza, os brasileiros sobraram na segunda parcial. Os iranianos não se deram por vencido. Aumentaram a pressão no saque, alternando o viagem e o flutuante, ao contrário dos brasileiros. O Brasil sofreu na linha de recepção. Com passe na mão, o levantador iraniano Marouf deitou e rolou. O assistente técnico Marcelo Fronckowiak inverteu a rede e colocou o central Flávio no jogo. O Brasil reagiu e ganhou novamente consistência na virada de bola. Surpreendidos, os iranianos não conseguiram mais se recuperar e os brasileiros fecharam a partida no tie-break.

JAPÃO 0X3 BRASIL 22/25, 19/25, 21/25

Os japoneses começaram o jogo imprimindo muita velocidade no ataque. O serviço agressivo japonês era inesperado pelos brasileiros. O Japão propiciava inúmeros contra-ataques e não confirmava os pontos. Era fatal! A diferença do jogo na primeira parcial estava justamente nos pontos convertidos pelo Brasil nos contra-ataques. No 2° set, o Japão perdeu eficiência na virada de bola. O técnico japonês mudou quase toda sua equipe. O Brasil abriu uma boa margem de pontos e administrou o placar na virada de bola, até fechar a parcial. Na terceira parcial, o Japão não se entregou e persistiu. Os brasileiros encontraram certa dificuldade no jogo. A partida ficou igual novamente. No momento decisivo, bloqueio e saque do Brasil fizeram a diferença, 3×0.

ARGENTINA 2X3 BRASIL 20/25, 25/21, 28/26, 23/25, 12/15

No duelo entre Renan Dal Zotto e Marcelo Mendez, melhor para o Brasil. Em um jogo de muitos erros, 73 no total, o serviço foi decisivo para o triunfo brasileiro. Mesmo com mais pontos no ataque e bloqueio, a Argentina saiu derrotada. O oposto argentino Pereyra foi o maior pontuador da partida com 26 pontos e aproximadamente 60% de eficiência. A troca dos dois centrais realizada pelo Brasil mudou o jogo. Flávio e Isac, em apenas dois sets, sendo um o tie-break, juntos, marcaram mais pontos que Lucão e Maurício Souza. No total foram 13 pontos contra 7. O oposto brasileiro Wallace esteve com eficiência abaixo de seu potencial. Já a dupla de ponteiros Leal e Lucarelli contribuiu no ataque com mais de 50% de aproveitamento.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s