BRASIL SUPERA SÉRVIA

 

image
Divulgação FIVB

O Brasil encerrou sua participação na primeira semana de Liga das Nações, com vitória sobre a Sérvia, por 3×1, com parciais de 23/25, 25/22, 25/14, 25/21. A seleção brasileira quebrou a invencibilidade das sérvias, que ainda não haviam perdido sequer um set na competição. As brasileiras ocupam a 6ª colocação na classificação geral e estariam hoje na fase final, graças a posição da China, que recebe as finais. Os cinco primeiros passam de fase. Na próxima semana, o Brasil embarca para a Europa onde enfrenta na Turquia, na cidade de Ankara, nos dias 22, 23 e 24 de maio, às turcas, a Argentina e a República Dominicana, respectivamente.

RESUMO
Apostando em uma estratégia de saque agressivo, as seleções de Brasil e Sérvia encontraram dificuldades para rodar a rede com suas principais atacantes. Duas das melhores jogadoras da Sérvia saíram durante o jogo para dar lugar as reservas. Tandara enfrentou uma forte marcação de bloqueio. A oposta teve baixo aproveitamento. Sua eficiência ficou em menos de 30%. Jogando com inteligência, Roberta desafogou a rede com a central Bia e Amanda ficou livre para se destacar explorando o bloqueio da Sérvia. O Brasil ainda teve uma performance superior a Sérvia nesse fundamento. Foram 21 pontos contra 18.

O JOGO
José Roberto Guimarães manteve a formação que saiu vitoriosa no jogo contra o Japão. A Sérvia substituiu a central Veljkovic por Popovic. A partida começou com um ace de Roberta, dando a tônica do jogo. A oposta Tandara estava extremamente marcada, desde o início. A principal atacante Sérvia, Boskovic, só foi acionada, pouco antes da primeira parada técnica. Um ataque dela atingiu 96 km/h. Um ace de Stevanovic colocou a Sérvia na frente do placar 11×8. O Brasil pediu tempo. As brasileiras voltaram mais concentradas e passaram a frente do marcador. Foi a vez do técnico sérvio parar o jogo. A partida voltou a ficar parelha. Tandara apareceu para o jogo, com um ataque de 106 km/h. Depois de um pedido de desafio, a Sérvia abriu uma margem mínima de diferença, 21×19. O Brasil inverteu 5×1. Monique desencalhou a rede e voltou ao banco de reservas. A Sérvia mantinha a frente, mas usando inteligência, Tandara e Amanda exploraram o bloqueio sérvio e empataram para o Brasil, 22×22. O time brasileiro não conseguiu manter a eficiência no ataque. Tandara atacou uma bola para fora e outra foi amortecida, propiciando o ponto de contra-ataque sérvio, que finalizou o set, 25×23.

O Brasil começou o 2º set com Drussyla no lugar de Gabi. O Brasil se aproveitou da desconcentração Sérvia para abrir 5×2 no placar. A Sérvia retomou o jogo fugindo do bloqueio brasileiro com duas largadas, uma de Boskovic, outra de Mihajlovic. Tandara não conseguia passar uma bola lisa do bloqueio e Amanda era eficiente explorando a mão de fora das sérvias. Uma sequência de erros de saques das duas seleções demonstrava como as estratégias dos times estavam alinhadas. O Brasil iria para a segunda parada técnica com vantagem de dois pontos, 16×14. No retorno, as brasileiras abriram vantagem, com um ponto de bloqueio, 18×15. A Sérvia pediu tempo. Na sequência, conseguiu empatar. Amanda voltou a se destacar com um ponto de bloqueio em Boskovic e outro de ataque, 21×18. O Brasil administrou a vantagem até o fim do set e fechou a parcial em erro de saque sérvio, 25/22.

O técnico sérvio fez uma aposta arriscada e sacou Mihajlovic do jogo para colocar em seu lugar a jovem Milenkovic. A substituição parecia dar resultado. A Sérvia começava o set com 3×1 no placar. O Brasil foi buscar e Tandara fez o seu segundo ace na partida. A Sérvia devolveu na mesma moeda, 5×3. Numa sequência de dois erros de ataque o Brasil passou à frente. Foi o suficiente para saída de Blagojevic para entrada de Busa. Sem a referência de Mihajlovic no ataque, a levantadora sérvia enchia Boskovic de bolas. O Brasil tinha o controle do jogo nas mãos. O técnico sérvio inverteu a rede. O time parecia desistir do jogo. O Brasil abriu 5 pontos de diferença. A Sérvia estava perdida em quadra. O Brasil tinha 10 pontos na frente do placar, 22×12. A Sérvia tinha dificuldade na virada de bola e estava totalmente fora do set. Em um ataque para fora, o Brasil fechou em 25/14.

O Brasil manteve o ritmo de jogo do set anterior. Drussyla se destacava no fundo de quadra e as atacantes brasileiras confirmavam os contra-ataques. A oposta Bjelica substituta de Boskovic, colocava a Sérvia no páreo novamente. Uma defesa excepcional de Drussyla ganhava a torcida em Barueri. O Brasil sacramentou este ponto, no contra-ataque de Amanda, 10×6. O bloqueio sérvio finalmente encontrava o tempo de bola do ataque de Amanda. José Roberto parou o jogo. Em seguida, a reação sérvia foi obstruída por um erro de saque. Tandara levou o Brasil ao 14º ponto, em seu terceiro ponto de saque na partida. O bloqueio brasileiro intimidava o ataque sérvio. A performance brasileira na defesa propiciava vários contra-ataques, 22×17. A Sérvia pediu tempo e voltou melhor. Brasil parou em jogo. Amanda confirmou o ponto na virada de bola, 23×20. Monique entrou para sacar. A Sérvia salvou um match point. Amanda fechou o jogo, em um ataque pela entrada de rede, 25×21.

BRASIL
Roberta, Tandara, Gabi, Amanda, Bia, Adenízia e Suelen. Entraram: Macris, Monique, Drussyla, Rosamaria.

SÉRVIA
Antoniejvic, Boskovic, Mihajlovic, Blagojevic, Stevanovic, Mina Popovic, Silvija Popovic. Entraram: Mirkovic, Bjelica, Busa, Milenkovic.

OUTROS RESULTADOS

Em Barueri, Brasil
Japão 3×1 Alemanha

Em Ningbo, China
Bélgica 3×2 República Dominicana
China 0x3 Coréia do Sul

Em Ekaterinburg, Rússia
Tailândia 3×0 Argentina
Rússia 0x3 Holanda

Em Lincoln, Estados Unidos
Turquia 3×0 Polônia
Estados Unidos 3×0 Itália

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s