MORRE ISABEL SALGADO, ÍCONE DO VÔLEI BRASILEIRO

Morreu hoje, em São Paulo, a ex-jogadora da seleção brasileira feminina de vôlei, Isabel Salgado, aos 62 anos. Vítima de uma síndrome respiratória aguda, seguida de parada cardíaca, segundo o jornal O Globo, Isabel desbravou o voleibol feminino no Brasil. Atuando como ponteira, Isabel foi um dos ícones da geração que contribuiu para a profissionalização da modalidade no país.

Disputou duas Olimpíadas, em 1980 e 1984, em Moscou e Los Angeles, respectivamente. Pelos clubes, no Brasil, entre outros, defendeu o Flamengo. Além disso, foi a primeira brasileira a defender um time estrangeiro, ao jogar pelo Modena, na Liga Italiana, em 1981.

Não bastasse ter sido uma das líderes da seleção brasileira feminina no período citado, Isabel foi pioneira no vôlei de praia do país. Formou dupla com a amiga e ex-companheira de seleção, Jaqueline, campeã olímpica em Atlanta 1996, quando a modalidade ainda não fazia parte do programa olímpico.

Após a aposentadoria, Isabel também foi técnica nas quadras e nas areias. Pela Superliga Feminina 2000/2001, dirigiu o Vasco, sendo vice-campeã da competição. Nas areias, foi técnica de seus próprios filhos, que hoje são atletas do vôlei de praia. Recentemente, foi convidada a fazer parte da equipe de transição do governo Lula. Isabel marcou uma geração e deixará saudades.

Isabel Salgado com a tocha olímpica no Cristo Redentor/Vanessa Carvalho/Brazil Photo Press

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s