O BALANÇO DO MUNDIAL FEMININO 2022

Teve fim, no último sábado, em Apeldoorn, na Holanda, o Mundial feminino de vôlei 2022. A Sérvia foi a grande campeã da competição. Foi o segundo título mundial sérvio. O Brasil terminou mais uma vez com a prata. Dado o retrospecto dos últimos grandes torneios, ficou um gosto amargo para o Brasil. Completou o pódio, em 3º lugar, a seleção italiana, após bater os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, na disputa do bronze, por 3×0. Leia na sequência, um balanço do Mundial feminino 2022.

SELEÇÃO BRASILEIRA

O Brasil, mais uma vez, foi mais longe do que muitos imaginariam antes do começo do Mundial 2022. Mas, assim como nos Jogos de Tóquio e na última Liga das Nações, o Brasil teve um rendimento abaixo do esperado na decisão do Mundial 2022 contra a Sérvia. Faltou oposta! José Roberto Guimarães fez o que estava ao seu alcance. Durante a competição, ele trocou de opostas, por três vezes, em partidas decisivas contra China, Japão e Itália. Na decisão do título, realmente, não deu para o Brasil. Enquanto a seleção brasileira não encontrar uma oposta do mesmo quilate que Boskovic e Egonu, ficaremos dependentes de uma estratégia tática “perfeita”, além de uma boa performance de Gabi.

A seleção brasileira feminina no pódio do Mundial 2022/Divulgação FIVB

CAMPEÃ MUNDIAL

Na última edição dos Jogos Olímpicos, a Sérvia foi muito criticada por uma suposta dependência de Boskovic. Mesmo assim, foi bronze. Com a chegada de Danielle Santarelli ao comando da seleção do leste europeu, a Sérvia evoluiu na distribuição de seu jogo, mesmo após a saída da talentosa levantadora Maja. Na decisão do título do Mundial 2022, as ponteiras e centrais da Sérvia foram muitos mais efetivas do que as brasileiras. Uma prova cabal de que o discurso sobre jogo coletivo nos Jogos de Tóquio era enganoso. Na verdade, a Sérvia não contou na Olimpíada com a ponteira Mihajlovic em excelente forma. Ela se lesionou antes dos Jogos. Sorte dos adversários, porque no Mundial 2022, a Sérvia provou que tem banco.

Boskovic da Sérvia foi eleita MVP do Mundial 2022/Divulgação FIVB

RANKING INTERNACIONAL

Com a conquista do Mundial 2022, a Sérvia assumiu a liderança do ranking internacional, com 393 pontos. Com dois pontos a menos, a Itália está na vice-liderança, com 391 pontos. O Brasil vem logo em seguida, em 3º lugar, com 381 pontos. Os Estados Unidos que não foram muito bem no Mundial 2022, estão na 4ª posição, com 354 pontos. Fechando o top 5 do ranking internacional aparece a China, com 338 pontos.

SURPRESAS E DECEPÇÕES

Como toda grande competição, o Mundial 2022 teve surpresas e decepções. Na primeira categoria, a principal foi a seleção da Polônia, que por pouco não belisca uma semifinal de Mundial. Além das polonesas, foram bem no torneio, as seleções do Canadá, Tailândia e Bélgica, com reflexos no ranking da FIVB. Já na categoria de decepções, três grandes grandes seleções tiveram um rendimento abaixo das expectativas: Estados Unidos, Turquia e Holanda.

Os Estados Unidos amargaram o 4º lugar no Mundial 2022/Divulgação FIVB

FORMATO DE DISPUTA

Data hoje, a FIVB anunciou que adotou o formato de disputa do Mundial masculino 2022 também para o feminino, a partir de 2026. A mudança veio em boa hora! O formato de disputa do Mundial feminino não era confuso, mas problemático. Para que uma 2ª fase tão extensa, se os cruzamentos eliminatórios da competição eram dentro dos próprios grupos, divididos por sedes distintas? Realmente, era melhor ir logo adiante com o mata-mata, do que um número de jogos intermináveis que não valiam de nada! A questão agora é o inchaço do Mundial. A partir de 2026, o torneio contará com a adição de 8 países, passando de 24 para 32 o número de seleções participantes. Haja jogo de baixa qualidade, hein!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s