Teve início ontem, sexta-feira, 6 de Maio, o Sul-Americano de clubes feminino de vôlei 2022. Seis equipes de países do continente disputam em Uberlândia, o principal torneio de voleibol de clubes sul-americanos. Os seis times estão divididos em 2 grupos com 3 equipes cada. Os dois primeiros colocados de cada chave avançam de fase. O Brasil possui três representantes. No grupo A, está o Praia Clube de Uberlândia, ao lado de San Martin da Bolívia e Regatas Lima do Peru. No grupo B, estão os outros dois representantes brasileiros Minas e Sesi/Bauru, ao lado do Club Boston do Chile.
PRIMEIRO DIA

Minas e Club Boston entraram em quadra no começo da noite de sexta-feira, para o primeiro jogo da competição. Mesclando o seu time, o Minas não teve dificuldades para vencer o time chileno, por 3×0, com parciais de 25/13, 25/12, 25/18. A ponteira Pri Daroit do Minas foi a maior pontuadora da estreia, com 15 pontos, além de 71% de aproveitamento no ataque. Com o resultado, o Minas praticamente garantiu presença nas semifinais do torneio, na próxima segunda-feira.
No jogo de fundo do primeiro dia de Sul-Americano feminino 2022, o Praia Clube, dono da casa, enfrentou o San Martin da Bolívia. Mesmo sem algumas jogadoras consideradas titulares, o Praia massacrou o time boliviano, por 3×0, com parciais de 25/6, 25/7, 25/10. Assim como o rival Minas, com o resultado, o Praia também praticamente garantiu vaga nas semifinais do torneio.