O décimo dia de competições em Paris definiu os semifinalistas do voleibol masculino nos Jogos Olímpicos 2024. Polônia, Itália, França, Estados Unidos, são as quatro seleções que disputarão medalhas nesta edição das Olimpíadas. Como noticiado anteriormente pelo blog, o Brasil foi eliminado pelos Estados Unidos. Depois de 24 anos, ficou de fora da fase semifinal dos Jogos Olímpicos. Também teve a pior colocação final na competição desde 1972. O Brasil ficou em 8º lugar geral em Paris. Nas semifinais do torneio olímpico de voleibol masculino, os confrontos serão entre: Itália x França, Polônia x Estados Unidos. Confira abaixo, o resumo da fase quartas de final dos Jogos Olímpicos de Paris.
EPISÓDIO 10
Abrindo a fase eliminatória do voleibol masculino, Polônia e Eslovênia se enfrentaram na Arena Paris Sul. Os poloneses minaram o ataque da Eslovênia com muito volume de jogo no fundo de quadra. Para se ter uma ideia, o oposto Stern da Eslovênia, um dos maiores pontuadores dos Jogos até então, teve muitas dificuldades de rodar seus ataques contra a Polônia. Perdendo por 1×0, o levantador da Eslovênia, Ropret, adotou outra estratégia de distribuição. Deu certo. Em parcial disputada ponto a ponto, do começo ao fim, a Eslovênia venceu na margem mínima. Na terceira parcial, o serviço polonês massacrou a linha de passe da Eslovênia com 6 pontos diretos. A Eslovênia chegou a jogar com quatro passadores, mesmo assim, não conseguiu estabilizar a recepção. Na quarta parcial, a Polônia manteve o ritmo de jogo, ditando ações da partida, sem dar muitas chances de reação para Eslovênia. No fim, vitória polonesa por 3×1, com parciais de 25/20, 24/26, 25/19, 25/20. Com o resultado, a Polônia volta a disputar uma semifinal olímpica depois de 44 anos.

No segundo jogo do dia válido pelas quartas de final, Japão e Itália fizeram o confronto mais disputado desta fase. Errando muito pouco, aplicado taticamente no fundo de quadra, o Japão surpreendeu a Itália, abrindo 1×0 no placar. Na segunda parcial, começaram as viradas no duelo. A Itália abriu 5 pontos de vantagem no placar, mas os japoneses foram buscar. Para espanto geral, o Japão fez 2×0 em um dos principais favoritos ao ouro olímpico. Na terceira parcial, outra virada! O Japão teve três match points, mas não conseguiu fechar o jogo em 3×0. Na quarta parcial, o bloqueio italiano que já vinha muito bem, foi determinante para o empate da partida em 2×2, com 5 pontos diretos no fundamento. No tie-break, a disputa foi ponto a ponto, mas na margem mínima, deu Itália, com parciais de 20/25, 23/25, 27/25, 26/24, 17/15. Mesmo com a eliminação, além de muito bem marcado, o ponteiro Ishikawa foi o maior pontuador do jogo, com 32 pontos. Pela Itália, Michieletto marcou 24 pontos.

Na preliminar do jogo do Brasil, os anfitriões franceses jogaram com a Alemanha, na terceira partida das quartas de final dos Jogos de Paris no voleibol masculino. Em mais uma virada épica nesta fase, a França reverteu uma desvantagem no placar de 2×0, assim como a Itália. O jogo teve um alto número de erros. Juntas, Alemanha e França cederam 64 pontos em erros. Um número elevado para o voleibol em alto nível, principalmente, em se tratando de fase decisiva de Jogos Olímpicos. Sobre o jogo, os alemães começaram melhor em praticamente todos os fundamentos, mas aos poucos a França foi superando o adversário, até conseguir virar o jogo. No fim, liderada por Ngapeth, a França venceu a Alemanha, no clássico europeu, por 3×2, com parciais de 18/25, 26/28, 25/20, 25/21, 15/13. Mesmo com a derrota, o oposto alemão Grozer foi o maior pontuador do confronto, com 22 pontos. Pela França, Ngapeth marcou 21 pontos.

