O quinto dia de competições no torneio olímpico de voleibol dos Jogos de Paris, conheceu a primeira seleção classificada para fase eliminatória das Olimpíadas no naipe feminino. Trata-se da Polônia que venceu seu segundo jogo em Paris. No naipe masculino, a seleção masculina polonesa também conquistou classificação para quartas de final, após ganhar do Brasil, como noticiado mais cedo pelo blog. Além da Polônia, também já estão garantidos na próxima fase no naipe masculino, como relatado no episódio de ontem, as seleções da França, Eslovênia e Itália. Outro destaque do dia em Paris, foi o confronto entre Sérvia e Estados Unidos no voleibol feminino. Confira abaixo o resumo da rodada.
EPISÓDIO 5
Logo após o jogaço entre Polônia e Brasil, japoneses e argentinos fecharam a segunda rodada do voleibol masculino, pelo grupo C dos Jogos de Paris. O Japão começou com tudo contra Argentina, com 7 pontos diretos no serviço, somente na primeira parcial. Os argentinos conseguiram abrir 6 pontos de vantagem na parcial seguinte, mas os japoneses foram buscar o jogo. Em uma marcação polêmica da arbitragem, a Argentina levou o cartão vermelho por reclamação. O Japão tirou proveito da situação e abriu 2×0 no placar. Na terceira parcial, os argentinos conseguiram quebrar o passe japonês. Com 4 pontos no serviço e mais três no bloqueio, a Argentina fechou a parcial em 25/18. O oposto japonês Nishida que vinha fazendo um bom jogo, ele marcou 21 pontos no confronto, caiu de rendimento na partida, sendo substituído pelo outro oposto, Miyaura. Na quarta parcial, o bloqueio japonês finalmente compareceu com 4 pontos diretos. A Argentina equilibrou as ações com o desempenho do ponteiro Martínez, mas o oposto Miyaura definou o jogo para o Japão, com 3 pontos decisivos de ataque. Vitória do Japão, por 3×1, com parciais de 25/16, 25/22, 18/25, 25/23.

Na sequência do dia na Arena Paris Sul, aconteceu o primeiro jogo da segunda rodada da fase de grupos do voleibol feminino. Em quadra, a atual campeã mundial, Sérvia, contra os Estados Unidos, atuais campeões olímpicos, em partida válida pelo grupo A. Intimidadas pelo bloqueio americano, as ponteiras sérvias tiveram muitas dificuldades no ataque nas duas primeiras parciais. O técnico da Sérvia, Giovanni Guidetti, chegou a trocar suas ponteiras e levantadoras por várias vezes no confronto. Na terceira parcial, a Sérvia se encontrou no jogo graças ao serviço. A partir dele, conseguiu equilibrar as ações no bloqueio com os Estados Unidos, empatando o jogo em 2×2. No tie-break, após perder 4 match points, os Estados Unidos fecharam o jogo, em 3×2, com parciais de 25/17, 25/20, 20/25, 14/25, 17/15. Boskovic foi a maior pontuadora do jogo com 31 pontos, mas com o aproveitamento de ataque beirando os 30%. Pelos Estados Unidos, Drews anotou 16 pontos.

Fechando o dia em Paris no voleibol feminino, Polônia e Quênia entraram em quadra pelo grupo do Brasil. Em menos de uma hora, a Polônia liquidou a partida em 3×0, com parciais de 25/14, 25/17, 25/15. O técnico polonês, Stefano Lavarini, aproveitou a situação para rodar seu elenco. A Polônia ainda tomou alguns pontos do Quênia no serviço, mas errou muito pouco, um sinal de respeito ao adversário. A ponteira polonesa Medrzyk foi a maior pontuadora do jogo, com 13 pontos. Pelo Quênia, a oposta Pamella marcou 14 pontos. Com o resultado, como dito acima, a Polônia é a primeira seleção classificada para quartas de final dos Jogos de Paris no naipe feminino.

