No terceiro dia de competições do torneio olímpico de voleibol dos Jogos de Paris 2024, aconteceu o complemento da rodada inicial do naipe feminino. Como noticiado mais cedo pelo blog, o Brasil estreou com vitória sobre o Quênia por 3×0, em partida do grupo B. Mais três jogos ocorreram na Arena Paris Sul pelos outros dois grupos da competição. Pelo grupo C, a Turquia sofreu para ganhar da Holanda somente no tie-break. Pelo grupo A, as anfitriãs perderam da Sérvia, atual bicampeã mundial por 3×0. No grande clássico da rodada, a China venceu os Estados Unidos, em outro jogo decidido apenas no tie-break. Confira abaixo os detalhes da rodada de hoje do torneio olímpico de vôlei feminino.
EPISÓDIO 3
Iniciando a rodada na Arena Paris Sul, Turquia e Holanda entraram em quadra pelo grupo C dos Jogos de Paris 2024. A Turquia foi supreendida pela Holanda. Com muita aplicação tática no sistema defensivo, a Holanda conseguiu neutralizar o ataque turco. A Turquia teve muitas dificuldades para colocar a bola no chão. Para se ter uma ideia, o técnico turco Danielle Santarelli, fez um rodízio nas pontas, durante toda a partida, tamanho era o volume de jogo holandês no fundo de quadra. O grande destaque do confronto nos fundamentos foi justamente o bloqueio da Holanda. Ao todo, as holandesas marcaram 15 pontos diretos de bloqueio contra 8 pontos das turcas. Tal performance, fez a Holanda abrir 2×0 no placar. Entretanto, as holandesas caíram de rendimento no fundamento a partir da quarta parcial. Para completar, o retorno de Karakurt ao jogo como oposta, após baixo rendimento na ponta, marcou pontos decisivos que fizeram a diferença na contagem do tie-break. No fim, virada turca para 3×2, com parciais de 19/25, 19/25, 25/22, 25/22, 15/13. Mesmo com a forte marcação do bloqueio holandês, a oposta Vargas foi a maior pontuadora do confronto, com 29 pontos. Porém, seu aproveitamento no ataque ficou abaixo de 30%. Pela Holanda, as ponteiras Knollema e Daalderop marcaram 15 pontos cada.

No segundo jogo do dia em Paris, pelo grupo A do torneio olímpico, China e Estados Unidos fizeram o primeiro grande clássico das Olimpíadas 2024 no vôlei feminino. As chinesas colocaram pressão na linha de passe dos Estados Unidos com agressividade no serviço. As americanas assim como as turcas no jogo com a Holanda, tiveram muitas dificuldades de colocar a bola no chão. Com o placar marcando 2×0 para China, o técnico dos Estados Unidos, Karch Kiraly, trocou as ponteiras Larson e Cook por Plummer e Skinner. Deu certo, as americanas aumentaram o rendimento no ataque, empatando o jogo com a China em 2×2. No tie-break, a China voltou a sacar melhor do que os Estados Unidos, apesar das americanas encerraram o jogo com mais pontos diretos no fundamento do que as chinesas. Para completar, o grande mérito da China na vitória por 3×2, com parciais de 25/20, 25/19, 17/25, 20/25, 15/13, foi errar muito pouco no confronto com os Estados Unidos. Em cinco parciais, a China cometeu apenas 11 erros. Já os Estados Unidos cederam 21 pontos em erros. A oposta americana Drews foi o maior pontuador da partida, com 29 pontos. Pela China, Ying Ying Li anotou 26 pontos.

Fechando o terceiro dia de competições do voleibol em Paris, França e Sérvia se enfrentaram em partida válida pelo grupo A. Foi a estreia da seleção da casa. Pelo segundo dia consecutivo nos Jogos Olímpicos, os dois países disputaram um jogo no voleibol. Ontem, no naipe masculino, a França ganhou da Sérvia, por 3×2, mas hoje, as francesas não conseguiram competir de igual para igual com a bicampeã mundial. O técnico da Sérvia, Giovanni Guidetti, até correu riscos, rodando o elenco, na terceira parcial, mas não teve jeito, a Sérvia fechou a partida em 3×0, com parciais de 25/17, 25/17, 25/22. A oposta Boskovic da Sérvia foi a maior pontuadora do duelo, com 14 pontos. Pela França, Rotar anotou 12 pontos.

