Definida a lista com 16 atletas para disputa da Liga das Nações e os Jogos Olímpicos de Paris, José Roberto Guimarães terá muita dor de cabeça para fechar o grupo que jogará as Olimpíadas 2024. Antes, testes e ajustes serão decisivos na VNL 24. Praticamente, em todas as posições há disputa de vaga olímpica na seleção brasileira feminina, com exceção para levantadoras. Veja o panorama atual abaixo.
OPOSTAS
Com a titularidade de Kisy consumada, resta escolher qual das opções restantes serão banco da jogadora. No cardápio, Lorenne, Tainara e Rosamaria. Por necessidade, José Roberto Guimarães deve escolher uma oposta de força para reserva de Kisy. Lorenne e Tainara estão no páreo. Rosamaria deve ir para os Jogos Olímpicos como uma coringa, por também atuar como ponteira.
PONTAS
Gabi e Ana Cristina são as ponteiras consideradas titulares do Brasil atualmente. As duas ainda não jogaram juntas na VNL porque Ana Cristina sofreu uma lesão na temporada passada. A expectativa agora é ver as duas atuando juntas com a camisa do Brasil. Para o banco, José Roberto Guimarães terá como opções Júlia Bergmann, Pri Daroit e Rosamaria. Caso Rosamaria seja mesmo utilizada como coringa, José Roberto Guimarães terá como opções para corte: Júlia Bergmann ou Pri Daroit. Ele também pode optar em levar as três jogadoras, cortando Lorenne ou Tainara na função de oposta. Tudo vai depender do rendimento delas em quadra na Liga das Nações 2024, inclusive das opostas.
CENTRAIS
Com as centrais Thaísa e Carol garantidas nos Jogos Olímpicos, existem duas disputas em aberto na posição. Uma pela titularidade e outra pelo passaporte olímpico. Diana e Júlia Kudiess brigam pela terceira vaga de central nos Jogos Olímpicos. Diana fez uma ótima temporada com Zé Roberto na Turquia. Júlia Kudiess, após uma passagem pela seleção em 2022, amadureceu e botou Carol Gattaz no banco do Minas. Além de estar no páreo para estar nas Olimpíadas, também está em condições de assumir a titularidade na posição da seleção brasileira feminina. Problemão para José Roberto Guimarães resolver!

LÍBEROS
Essa talvez seja a disputa mais intensa por posição na seleção brasileira feminina. Nyeme e Natinha são duas líberos do mesmo nível na opinião do blog. Por coincidência do destino ou não, as duas foram reveladas por José Roberto Guimarães no Barueri. A decisão sobre qual das duas será titular, porque existe a possibilidade da décima terceira jogadora, será no detalhe, na última hora. Se estava difícil para José Roberto Guimarães definir a questão sobre as centrais, no caso das líberos, sua decisão tende a deixar sequelas!
