O FENÔMENO UZELAC NA SUPERLIGA FEMININA 23/24

O torcedor brasileiro pode estar sendo testemunha do nascimento de uma estrela do voleibol internacional. Trata-se da jovem jogadora do Fluminense, Uzelac. Com apenas 19 anos, a ponteira vinda da Sérvia, é um dos maiores destaques da Superliga 23/24 até o momento. Descoberta nos campeonatos de base pelo técnico do Fluminense, Guilherme Schmizt, Uzelac é sem dúvida, um dos maiores fenômenos da história da Superliga Feminina.

Ela lidera com folga os números no ataque, com 199 pontos. 50 pontos a mais que a segunda colocada, a oposta Jheovanna do Barueri. O caro leitor deve estar perguntando qual o aproveitamento no ataque de Uzelac? Por receber muitas bolas ela não está mal na fita. Com 40% de eficiência no fundamento, Uzelac já colocou 170 bolas no chão, de um total de 420 ações no ataque. Com esses números, ela ocupa o 29º lugar de aproveitamento. Parece um número ruim, mão não é!

O blog explica o motivo. Um dado interessante utilizado na Superliga no Brasil é a média de pontos por set de cada jogadora. Algo não muito usual no voleibol internacional. Por esses números, Uzelac lidera com folga mais uma estatística da competição. A média de pontos dela por parcial é de 5,53. Um número espantoso para os padrões da Superliga Feminina. Para se ter uma ideia, a segunda colocada na média por pontos em cada set, a oposta da seleção brasileira feminina, Kisy, aparece com 4,52 de média. Um ponto a menos que Uzelac. Mais um feito da atleta da Sérvia!

PASSAPORTE CARIMBADO

Muitas pessoas perguntam como uma jogadora desse nível escolheu disputar a Superliga? Segundo consta, além de ter sido descoberta pelo técnico do Fluminense, Uzelac escolheu o Brasil para desenvolver outros fundamentos, entre eles, o passe. Analisando os números de recepção, percebemos que sua escolha foi certeira. Mesmo com uma série de jogadoras brasileiras com tradição no fundamento, Uzelac aparece em 12º lugar nas estatísticas de recepção, com 59% de eficiência. Nada mal, para quem está sendo sempre bombardeada pelo serviço adversário.

Para completar, Uzelac lidera as estatísticas do serviço. Em números totais, ela já marcou 15 pontos diretos no fundamento. Já no aproveitamento do fundamento, Uzelac é a terceira colocada com 0,42% de eficiência, atrás da russa Kuznetsova do Praia e Geovana do Osasco. Para encerrar os seus números, Uzelac já marcou 14 pontos de bloqueio na atual temporada da Superliga, ocupando o 37º lugar nas estatísticas do fundamento.

Como se observa, será difícil o Fluminense conseguir manter a jogadora no Brasil na próxima temporada. Vários agentes de outras ligas pelo mundo devem estar atentos ao desempenho da atleta na Superliga. Resta saber, se Uzelac conseguirá fazer o Fluminense alçar voos mais altos na competição. Um aperitivo foi a vitória sobre o Minas, um dos clubes mais tradicionais do país, recentemente. Ela foi eleita a melhor jogadora em quadra, com mais de 30 pontos. Será que o Fluminense conquistará algum título na temporada?

A ponteira Uzelac, com o troféu Viva Vôlei/Divulgação/FFC

Deixe um comentário