
2024 começou! É ano de Jogos Olímpicos. Paris receberá o evento mais importante do calendário esportivo neste ano. Mas além das Olimpíadas, outras competições serão disputadas no voleibol. Em especial, no Brasil. Em paralelo à Superliga 2023/2024, logo no início de 2024, acontece a Copa Brasil. A competição coloca frente a frente, os oitos melhores times do turno da Superliga, em partidas únicas, com quartas de final, semifinal e final. A grande decisão do torneio ocorre em sede única escolhida pela CBV.
A folia carnavalesca esse ano é mais cedo. Nos primeiros dias de fevereiro. Depois da folia, ainda sem confirmação, ocorre o Sul-Americano de clubes com sedes no Brasil. Entre os homens, em Joinville. Entre as mulheres, em Bauru. Na sequência do Sul-Americano, no mês de abril, começa a fase eliminatória da Superliga 2023/2024. As finais dos dois naipes serão em jogo único. Entre os homens, no dia 5 de maio. Entre as mulheres, no dia 28/04.
Como dito acima, 2024 é ano de Jogos Olímpicos. O Brasil já está classificado nos dois naipes. Mas, logo no mês de maio, acontece a Liga das Nações 2024. Neste ano, a competição será de suma importância na definição de mais 5 vagas olímpicas, nos dois naipes, através do ranking da FIVB. O Brasil receberá duas etapas da competição. Entre os dias 14 e 19 de maio, no feminino. E entre os dias 21 e 26 de maio, no masculino. As finais da competição estão previstas para o final do mês de junho.
Após a Liga das Nações, o grande evento do ano ocorre em Paris. A partir do 26 de julho, os Jogos Olímpicos terão como palco a capital francesa. O Brasil vai em busca do tricampeonato olímpico no feminino, e o tetracampeonato olímpico no masculino. As finais da modalidade estão previstas para os dias 10 e 11 de agosto, respectivamente.
Depois do calendário internacional, as competições entre clubes voltam ao certame. No Brasil, primeiramente, ocorrem os campeonatos estaduais. Logo em seguida, vem a Superliga, em uma nova temporada. Porém, antes do fim do ano, o calendário internacional volta ao centro das atenções, com o Mundial de clubes. E aí? Você já está preparado para 2024? Feliz Ano Novo!
