O Brasil conquistou classificação olímpica para os Jogos de Paris 2024. Jogando no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro, os brasileiros venceram a Itália, no tie-break, com parciais de 25/23, 23/25, 15/25, 25/17, 15/11, em confronto direto pela vaga olímpica. Com o triunfo, o Brasil somou seis vitórias e uma derrota, com 15 pontos na tabela de classificação do grupo A do Pré-Olímpico, não podendo mais ser alcançado por Cuba ou Itália. Brasileiros e italianos fizeram um jogo com muitos erros no serviço. No entanto, a Itália errou mais no fundamento do que o Brasil. Ao todo, foram 25 pontos cedidos em erros no serviço pelos italianos contra 19 dos brasileiros. Apesar da irregularidade, mais uma vez na competição, o oposto Darlan foi o maior pontuador do Brasil e do confronto, com 19 pontos. Pela Itália, Lavia marcou 16 pontos. Com o revés, os italianos precisam agora da classificação olímpica pelo ranking da FIVB para garantir vaga nos Jogos de Paris 2024.

NÚMEROS
Como dito acima, brasileiros e italianos fizeram um jogo com muitos erros. Ao todo, em todos os fundamentos, os italianos cederam 34 pontos em erros contra 32 dos brasileiros. O serviço ditou o ritmo do confronto. O Brasil levou vantagem no fundamento, com 7 pontos diretos contra 6 da Itália. Quando finalmente deslanchou no fundamento, na terceira parcial, a Itália fez 25/15 no Brasil. Porém, a medida que perderam a afobação nos contra-ataques, os brasileiros viraram o jogo, para 3×2. Ao final do jogo, o Brasil terminou com mais pontos de ataque do que a Itália, com 55×53. Mesmo com mais pontos de bloqueio, os italianos foram derrotados. As trocas incessantes na Itália também marcaram o duelo, graças ao nível de tensão da partida.
🇧🇷BRASIL Bruninho (0), Darlan (19), Lucarelli (17), Honorato (8), Flávio (10), Lucão (9), Thales (L). Entraram: Cachopa (0), Alan (6), Adriano (0). Técnico: Renan Dal Zotto
🇮🇹ITÁLIA Gianelli (4), Romano (12), Lavia (16), Michieletto (14), Galassi (6), Sanguinetti (11), Balaso (L). Entraram: Sbertoli (0), Bovolenta (4), Rinaldi (1), Bottolo (1), Scanferla (L). Técnico: Ferdinando de Giorgi

PÓS – JOGO
Ao final da partida, o capitão da seleção brasileira, Bruninho, falou sobre a conquista da classificação olímpica. “Foi incrível, emocionante. Da maneira mais sofrida, do jeito que o brasileiro é: guerreiro. Quero agradecer a cada um desses meus companheiros de batalha, que foram muito resilientes, tiveram muita superação a cada dia. Agradecer a esses 13 jogadores, a toda comissão técnica e a essa torcida que nos apoiou nos momentos mais difíceis. A gente se vê em Paris, muito feliz. Agora é comemorar, a vaga é nossa”.

OUTROS RESULTADOS
Grupo A Cuba 🇨🇺3×2🇮🇷Irã
Grupo A Alemanha 🇩🇪 3×0🇺🇦Ucrânia
Grupo A Tchéquia 🇨🇿 x 🇶🇦Catar (20:30)
Grupo B Egito 🇪🇬 2×3 🇫🇮Finlândia
Grupo B Turquia 🇹🇷 3×0🇹🇳 Tunísia
Grupo B Eslovênia 🇸🇮 3×0🇷🇸Sérvia
Grupo B Japão 🇯🇵2×3🇺🇸EUA
Grupo C Bélgica 🇧🇪2×3🇧🇬Bulgária
Grupo C Argentina 🇦🇷3×0🇳🇱Holanda
Grupo C Canadá 🇨🇦3×0🇲🇽México
Grupo C China 🇨🇳2×3🇵🇱Polônia
Em atualização
