Neste domingo, 8 de outubro, os Jogos Olímpicos de Paris 2024 conhecerão seis seleções classificadas para competição pelo Pré-Olímpico masculino de vôlei 2023. Quatro delas já estão definidas: Alemanha pelo grupo A, Estados Unidos e Japão pelo grupo B, Polônia pelo grupo C. Além delas, a França também já está garantida nas Olimpíadas como anfitriã. Restam 7 vagas para os Jogos. Duas pelo Pré-Olímpico e 5 pelo ranking da FIVB. O Brasil está na disputa tanto pelo Pré-Olímpico quanto pelo ranking. Veja o que está em jogo na última rodada do qualificatório para Olimpíadas de Paris 2024.

GRUPO A
Três seleções brigam por uma vaga olímpica no grupo A do qualificatório. O Brasil é uma delas. Os brasileiros precisam ganhar da Itália na última rodada da chave para conquistar a classificação para Paris 2024. Em caso de derrota, o Brasil terá de conseguir a vaga olímpica pelo ranking da FIVB. Já Itália e Cuba são as outras duas seleções com chances no grupo. Como noticiado mais cedo pelo blog, os cubanos precisam ganhar do Irã por 3×0 ou 3×1, além de torcer por uma derrota do Brasil para Itália, por 3×2. Caso haja resultados iguais de vitórias de italianos e cubanos, o desempate entre ambos será na média de pontos. Neste momento, a Itália leva vantagem no critério.
GRUPO C
Na chave sediada na China, Canadá e Bélgica são as duas seleções com chances de classificação olímpica pelo qualificatório. A Polônia já está garantida. Depois de bater os canadenses, na última rodada, a Bélgica precisa ganhar da Bulgária para conquistar a classificação. Já o Canadá precisa ganhar do México, além de torcer para os belgas perderem da Bulgária por qualquer placar.

