A Federação Internacional de Vôlei divulgou como será o processo de definição dos grupos nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Diferentemente de anos anteriores, a distribuição dos grupos nas Olimpíadas será por sorteio. A medida visa impedir a escolha de adversários nos Jogos Olímpicos, através do ranking da FIVB, durante a disputa da Liga das Nações 2024.
Apenas os três cabeças de chaves, dos três grupos das Olimpíadas, serão definidos previamente sem sorteio. Neste caso, a França como país sede, está garantida como cabeça de chave do grupo A, tanto no naipe masculino como no feminino. As outras duas seleções cabeças de chaves dos grupos B e C, serão as duas primeiras no ranking da FIVB.
Definidos os cabeças de chaves, as outras nove seleções classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris, serão distribuídas em três potes para um sorteio. No primeiro pote estarão o terceiro, o quarto e o quinto melhor ranqueados. No segundo pote: o sexto, sétimo e oitavo melhor ranqueados. No terceiro pote: o nono, o décimo e o décimo-primeiro melhor ranqueados.
Tal processo de sorteio, promete esquentar a disputa, com a possibilidade de um verdadeiro grupo da morte, como por exemplo, no caso do primeiro, o terceiro, o sexto e o nono colocado no ranking caírem na mesma chave. A iniciativa da FIVB em mudar o processo é ótima. Antigamente, no formato serpentina, existia uma previsibilidade maior que diminuía a competição.

