Começa neste final de semana, o Pré-Olímpico masculino de vôlei 2023. Principal competição do ano, o Pré-Olímpico será disputado em três sedes, no Brasil, na China e no Japão. Vinte e quatro seleções estão divididas em 3 grupos, com 8 países cada. Em jogo, duas vagas olímpicas, em cada grupo. O Brasil está no grupo A, com sede no Rio de Janeiro. Na estreia, neste sábado, 30 de setembro, os brasileiros jogam com o Catar, às 10h da manhã. Além do Catar, o Brasil terá pela frente: Itália, Irã, Cuba, Alemanha, República Tcheca, Ucrânia. Abaixo, você pode conferir alguns detalhes da competição.

GRUPO A 🇧🇷BRASIL 🇮🇹ITÁLIA 🇮🇷IRÃ 🇨🇺CUBA 🇩🇪ALEMANHA 🇨🇿TCHÉQUIA 🇺🇦UCRÂNIA 🇶🇦CATAR
A primeira vista, Itália e Brasil são os favoritos desse grupo do Pré-Olímpico masculino. Mas, analisando a temporada, vemos que o Brasil não está em uma posição confortável. Os brasileiros perderam a hegemonia no Sul-Americano masculino, recentemente, o que comprova as dificuldades que o time enfrenta no momento. Sem Leal, apesar do grupo A do Pré-Olímpico ser acessível, as coisas complicam ainda mais. O Brasil terá que se virar sem algumas peças de reposição. Já os italianos, atuais campeões mundiais, estão em melhor situação atualmente. Porém, não custa lembrar que eles perderam a final do Europeu 2023, dentro de casa, em Roma, para os poloneses, há menos de um mês. Portanto, as outras seleções do grupo, podem sonhar com uma vaga olímpica, apesar das chances serem menores.
GRUPO B 🇯🇵JAPÃO 🇺🇸EUA 🇸🇮ESLOVÊNIA 🇷🇸SÉRVIA 🇹🇷TURQUIA 🇫🇮FINLÂNDIA 🇪🇬EGITO 🇹🇳TUNÍSIA
Jogando em casa, após a ótima performance na Liga das Nações 2023, o Japão é um forte candidato a vaga olímpica direta do grupo. Porém, mais três seleções estão no páreo e podem estragar os planos japoneses. São elas: Estados Unidos, Sérvia e Eslovênia. Além delas, Turquia e Finlândia podem atrapalhar os favoritos do grupo. Para completar, o confronto entre Tunísia e Egito pode ser decisivo. Isso porque, as duas seleções competem diretamente pela vaga africana das Olimpíadas 2024, pelo ranking da FIVB. Uma vitória no confronto, deve encaminhar o passaporte para Paris.
GRUPO C 🇨🇳CHINA 🇵🇱POLÔNIA 🇦🇷ARGENTINA 🇨🇦CANADÁ 🇳🇱HOLANDA 🇧🇬BULGÁRIA 🇧🇪BÉLGICA 🇲🇽MÉXICO
O grupo C do Pré-Olímpico masculino é o mais complicado da competição por duas vagas nos Jogos de Paris. A Polônia desponta como favorita do grupo, mas a ausência de Kurek pode equilibrar as forças do grupo. Outras quatro seleções estão no páreo em condições iguais. São elas: Argentina, Canadá, Holanda e Bulgária. O grupo promete um grande perde e ganha. A provável segunda vaga olímpica da chave deve ser decidida somente na última rodada. Talvez, seja necessário muitos cálculos. Até a Polônia, corre certo risco! A conferir.

