A seleção brasileira feminina conquistou classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Jogando contra o Japão, no domínio adversário, as brasileiras ganharam a partida decisiva do grupo B do Pré-Olímpico, no tie-break, com parciais de 25/21, 22/25, 27/25, 15/25, 15/10. Em partida com reviravoltas, as brasileiras perdiam a terceira parcial e conseguiram a virada, o Brasil terminou o jogo com menos pontos de ataque do que o Japão. A seleção feminina também sofreu na recepção, mas no fim ganhou o jogo com as asiáticas. A ponteira Gabi do Brasil foi a maior pontuadora do confronto, com 23 pontos. Pelo Japão, Hayashi e Koga empataram com 18 pontos cada. Com o resultado, Brasil e Turquia ficaram com as vagas olímpicas do grupo B do Pré-Olímpico. Já o Japão deverá conseguir a classificação para os Jogos de Paris pelo ranking internacional.

NÚMEROS
O Japão foi superior ao Brasil em quase todos os fundamentos, mas foi inferior no bloqueio. Ao todo, o Brasil marcou 13 pontos diretos de bloqueio contra 12 do Japão. Além disso, as japonesas erraram um pouco mais do que o Brasil. No total, foram 21 pontos em erros cedidos pelo Japão contra 18 do Brasil. O serviço japonês quase compromete a classificação direta do Brasil para Olimpíadas de Paris 2024. Foram 8 pontos no fundamento para o Japão contra 4 do Brasil. As centrais brasileiras foram as atacantes mais eficientes da seleção treinada por José Roberto Guimarães, com porcentagem acima de 40%. Pelo Japão, Hayashi teve o melhor aproveitamento no fundamento, entre todas atacantes do jogo, com 57% de eficiência.
🇯🇵JAPÃO Seki (2), Hayashi (18), Koga (18), Inoue (15), Yamada (7), Watanabe (11), Fukudome (L). Entraram: Tamaki (0), Ishikawa (16), Airi (0), Wada (1), Nishimura (L). Técnico: Manabe
🇧🇷BRASIL Roberta (1), Rosamaria (13), Gabi (23), Bergmann (15), Thaísa (13), Diana (2), Nyeme (L). Entraram: Naiane (0), Kisy (0), Carol (10), Maiara Basso (2), Tainara (2), Pri Daroit (2). Técnico: José Roberto Guimarães

PÓS – JOGO
Ao final do jogo, a ponteira Pri Daroit que entrou bem na partida, falou sobre a vitória em entrevista para imprensa. “Foi uma grande vitória de equipe. Provamos que temos um grupo. Treinamos muito e o Zé sempre coloca quem está no banco em momentos difíceis da partida. Estou feliz de ter conseguido ajudar o time em um momento decisivo. Sabemos o quanto treinamos e como somos cobradas. Ainda temos muito o que melhorar, mas agora é comemorar essa vaga para os Jogos de Paris”.

