Neste domingo, 24 de setembro, o mundo do vôlei conhecerá seis seleções classificadas para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Duas delas já estão definidas. A bicampeã mundial, Sérvia, e a atual campeã europeia e da VNL, Turquia, conquistaram a vaga com uma rodada de antecedência. Além delas, a França também já está garantida nas Olimpíadas como anfitriã. Restam 9 vagas para os Jogos. 4 pelo Pré-Olímpico e 5 pelo ranking da FIVB. O Brasil está na disputa tanto no Pré-Olímpico quanto pelo ranking. O confronto direto entre algumas seleções decidirão as vagas do Pré-Olímpico nesta última rodada. Veja as chances de cada uma dessas seleções.
GRUPO A
Depois de perder na estreia do Pré-Olímpico, para a Tchéquia, a República Dominicana conseguiu se recuperar na competição. Ganhou das favoritas China e Sérvia. As dominicanas chegam na última rodada precisando vencer dois sets para conquistar a tão almejada classificação. O problema é o adversário. A Holanda também está no páreo pela segunda vaga do grupo A do Pré-Olímpico. Precisa vencer as dominicanas por 3×0 ou 3×1 para ficar com a vaga olímpica. Difícil fazer algum prognóstico.

GRUPO B
Pelo grupo B, a segunda vaga olímpica também será decidida no confronto direto. Quem vencer conquista a classificação. Neste caso, a disputa é entre Brasil e Japão. Até a rodada anterior, o Japão fazia uma campanha impecável, sem perder uma parcial sequer. Porém, foi superado pela Turquia, por 3×1, na manhã de hoje, 23 de setembro. Agora, decide com as brasileiras seu futuro nas Olimpíadas. As brasileiras podem estar motivadas na conquista da vaga olímpica, depois do falecimento da campeã olímpica em Pequim, Walewska. Páreo duro.

GRUPO C
O grupo C é o mais embolado do Pré-Olímpico. Apesar de Polônia e Itália decidirem uma das vagas, assim como nos outros grupos, no confronto direto, os Estados Unidos podem se complicar caso não façam o dever de casa. Atuais campeãs olímpicas, as norte-americanas precisam ganhar da Alemanha para conquistar a classificação. Parece meio caminho andado. Dureza mesmo, vai ser a Itália encarar a torcida polonesa na arena de Lodz lotada. Haja coração!

