
Começa neste final de semana, o Pré-Olímpico feminino de vôlei 2023. Principal competição da temporada, o Pré-Olímpico será disputado em três sedes, no Japão, China e Polônia. Vinte e quatro seleções estão divididas em 3 grupos, com 8 países cada. Em disputa, duas vagas olímpicas, em cada grupo. O Brasil está no grupo B, com sede no Japão. Na estreia, neste sábado, 16 de setembro, as brasileiras enfrentam a Argentina, às 4h da manhã, hora de Brasília. Além de argentinas, o Brasil terá pela frente: Peru, Porto Rico, Bulgária, Bélgica, Turquia, Japão. Nesta sexta-feira, o técnico da seleção brasileira feminina, José Roberto Guimarães, fez o último corte antes da competição. A central Lorena ficou de fora do torneio. Veja a lista completa do Brasil para o Pré-Olímpico 2023.
Levantadoras: Naiane e Roberta
Ponteiras: Gabi, Pri Daroit, Maiara Basso, Júlia Bergmann
Opostas: Kisy e Tainara
Ponta/Oposta: Rosamaria
Centrais: Thaísa, Carol e Diana
Líberos: Nyeme, Natinha
Abaixo, você pode conferir alguns detalhes da competição.
GRUPO A 🇨🇳CHINA 🇷🇸SÉRVIA 🇳🇱HOLANDA 🇨🇦CANADÁ 🇲🇽MÉXICO 🇩🇴REP. DOMINICANA 🇨🇿REP. THECA 🇺🇦UCRÂNIA
Com sede na China, o grupo A é um dos mais complicados do Pré-Olímpico feminino 2023. Apesar do favoritismo de China e Sérvia, alguns desfalques importantes dessas seleções, podem equilibrar as forças. Além disso, três seleções do grupo brigam pela vaga nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, por meio do ranking internacional. São elas: República Dominicana, Holanda e Canadá. Portanto, mesmo que essa três seleções não consigam a vaga direta no Pré-Olímpico, os confrontos entre elas, são decisivos, porque contam pontos para o ranking.
GRUPO B 🇯🇵JAPAO 🇧🇷BRASIL 🇹🇷TURQUIA 🇧🇬BULGÁRIA 🇧🇪BÉLGICA 🇵🇪PERU 🇦🇷ARGENTINA 🇵🇷PORTO RICO
Antes de começar a temporada 2023, o Brasil era apontado com um dos favoritos do grupo B do Pré-Olímpico, ao lado da Turquia. Porém, após o desempenho ruim do Brasil na Liga das Nações 2023, as coisas mudaram. Japão e Turquia estão um pouco à frente das brasileiras neste momento. Se o Brasil repetir a performance da VNL, dificilmente conseguirá a vaga no Pré-Olímpico. No entanto, não é necessário uma tempestade em copo d’água. As brasileiras devem conquistar a vaga olímpica pelo ranking. O que será de fato ruim, é perder tempo de preparação na temporada 2024, ainda sem conquistar a classificação olímpica.
GRUPO C 🇵🇱POLÔNIA 🇺🇸EUA 🇮🇹ITÁLIA 🇩🇪ALEMANHA 🇹🇭TAILÂNDIA 🇰🇷COREIA DO SUL 🇸🇮ESLOVÊNIA 🇨🇴COLÔMBIA
Jogando em casa, a Polônia sempre é muito forte. Se antes da VNL 23, as polonesas já eram consideradas uma das favoritas do seu grupo no Pré-Olímpico, após a medalha de bronze na competição, elas se consolidaram como uma das forças do grupo C. O problema é que são duas vagas apenas, para três seleções fortes no páreo. Além da Polônia, Estados Unidos e Itália são outros países cotados do grupo. Porém, a Polônia parece estar com sorte neste ano de 2023. Nos últimos dias, a Itália enfrentou uma crise séria no seu time. Simplesmente, a oposta Paola Egonu, uma das melhores jogadores do mundo, não vai defender sua seleção no Pré-Olímpico. Além disso, os Estados Unidos também não andam em uma boa fase. Para se ter uma ideia, a Polônia ganhou o bronze na VNL 23, sobre os Estados Unidos, no domínio adversário. Será que é o momento certo das americanas darem o troco? Façam suas apostas!

