Nesta segunda-feira, 11 de setembro, começam as quartas de final do Europeu masculino 2023. Dois jogos acontecem hoje. Abrindo os confrontos, Eslovênia e Ucrânia jogam em Varna, na Bulgária, às 11h30. No jogo de fundo, a França enfrenta a Romênia, na revanche do confronto da 1ª fase. Na terça-feira, 12 de setembro, mais dois jogos. Polônia x Sérvia, às 13h, em Bari, na Itália. Também em Bari, Itália e Holanda fecham os duelos de quartas de final, às 16h. Confira abaixo como foi a passagem de fase das seleções favoritas ao título.
OITAVAS
No sexta-feira, 8 de setembro, em Varna, na Bulgária, duas seleções irregulares entraram em quadra. A favorita França teve pela frente a Bulgária, dona da casa. Com uma escalação surpreendente nas pontas, o técnico francês, Andrea Giani, adotou uma estratégia que confundiu os búlgaros. Ele se deu ao luxo de utilizar Ngapeth, apenas em momentos decisivos, além de realizar trocas constantes de opostos. Resultado: vitória da França, por 3×0, com parciais de 25/21, 25/21, 25/15.

Já no sábado, também na Bulgária, Eslovênia e Turquia fizeram um jogo eletrizante. Com provocações, catimba e reviravoltas, a partida só foi decidida no tie-break. Os turcos abriram 2×0 no placar, mas a Eslovênia virou o jogo. Mesmo com o ótimo desempenho de seu oposto, Lagumdzija, a Turquia não conseguiu fechar a partida. No fim, vitória da Eslovênia, por 3×2, com parciais de 20/25, 22/25, 25/21, 25/23, 15/13.

Também no sábado, mas em Bari, na Itália, os italianos não tomaram conhecimento da Macedônia. A Itália aplicou um capote na Macedônia, que realizava sua melhor campanha na história do Europeu Masculino. Michieletto e Romano foram os destaque do jogo. Cada um anotou 12 pontos cada. Pela Macedônia, Ljaftov marcou 10 pontos.

Por fim, no domingo, a Polônia pegou a Bélgica, também em Bari, na Itália. Os poloneses dominaram as duas parciais, com certa facilidade, com 25/16, 25/17. Na terceira parcial, os belgas reagiram, conseguindo prorrogar a partida, com 25/23. Na quarta parcial, os poloneses encontram resistência para fechar o jogo em 3×1, mas venceram com 25/22. Mesmo com a derrota, o belga Desmet foi o maior pontuador do confronto, com 15 pontos.

