Começa na próxima terça-feira, 30 de maio, a Liga das Nações 2023. Em sua quinta edição, a competição terá os Estados Unidos como sede das finais no feminino e a Polônia no masculino. Entre as mulheres, o Brasil estreia contra a China, na quarta-feira, 31 de maio, às 6h. Já entre os homens, o Brasil estreia contra a Alemanha, no dia 7 junho, às 21h. Os dois jogos serão transmitidos pelo SPORTV 2. Ao todo, serão 12 jogos para cada seleção, em três semanas de torneio, ao redor do globo, nos dois naipes. Os sete melhores colocados avançam para as finais. Estados Unidos e Polônia já estão classificados para fase final por serem anfitriões. Confira abaixo, alguns detalhes da VNL 23.
FAVORITISMO
Após surpreenderem a todos na Olimpíada, Mundial e VNL 22, mas frustrarem os torcedores com três vices-campeonatos, as brasileiras mudaram de status. Agora aparecem entre as seleções favoritas ao título da Liga das Nações 2023. Parece que finalmente elas vão sair da fila! Mas os concorrentes são de alto calibre. Jogando em casa, os Estados Unidos não podem ser descartados. As atuais campeãs da competição, também estão fortes. Lideradas por Paola Egonu, a italianas buscam o bicampeonato. Fechando o rol de favoritos ao título da VNL 23, na opinião do blog, está a Turquia. Reforçada pela chegada do técnico campeão mundial com a Sérvia, Daniele Santarelli, a Turquia quer o seu primeiro título internacional, após anos de investimento na modalidade. Devido a ausência de suas principais jogadoras, a Sérvia corre por fora. Com ela também estão: China, Japão e Polônia.
CALENDÁRIO
Apesar do favoritismo de algumas seleções, o calendário apertado pode ser o grande vilão do torneio. Com pouco tempo de treinamento, surpresas devem acontecer no meio do percurso. Para complicar, a corrida olímpica por uma vaga nos Jogos de Paris 2024, pelo ranking, deve esquentar a disputa com seleções do segundo escalão. Nesse caso, os países sedes das finais da VNL 23, entram com alguma vantagem. No feminino, os Estados Unidos terão a oportunidade de rodar o elenco e ajustar peças, após a campanha decepcionante no Mundial 2022. Uma vantagem dessas nas mãos das norte-americanas é um grande trunfo. Isso porque, na história da Liga das Nações, desde 2018, dá para contar nos dedos o número de derrotas dos Estados Unidos. No masculino, a Polônia também poderá usufruir da mesma vantagem, dependerá apenas da estratégia de sua comissão técnica.
MASCULINO
Apesar da medalha de bronze no Mundial 2022, o Brasil corre por fora na disputa da Liga das Nações masculina 23. Ao seu lado, também por fora, aparecem os Estados Unidos. Atual campeã mundial, a Itália é uma das favoritas ao título da VNL 23. Também estão no páreo, junto com os italianos, a França, atual campeã olímpica e da Liga das Nações, e a Polônia, sede das finais do torneio neste ano. Algumas surpresas devem acontecer. O blog aposta na Sérvia e Eslovênia.

