A 2ª SEMANA DA VNL FEMININA 2022

Aconteceu, na semana passada, a segunda etapa de competições da Liga das Nações feminina de vôlei 2022. Após 8 jogos para cada seleção, o Japão manteve a liderança do torneio de forma invicta. O Brasil aparece na 3ª posição, com 18 pontos, 6 vitórias e 2 derrotas. Além de brasileiras e japonesas, o grupo de seleções classificadas para as finais, em Ancara, na Turquia, é composto por: Estados Unidos, Itália, Turquia, China, Sérvia e Tailândia. Confira abaixo, alguns destaques da segunda semana da VNL feminina 2022.

CAMPEONATO EUROPEU

O Brasil não teve vida fácil, na etapa de Brasília da VNL feminina de vôlei 2022. Durante a semana que passou, enfrentou nada mais, nada menos que: as quatro primeiras colocadas do Campeonato Europeu 2021. Pela ordem de classificação: Itália, Sérvia, Turquia e Holanda. O saldo final foi positivo. As brasileiras venceram três dos quatro confrontos contra seleções europeias. A única derrota aconteceu para a Itália, no sábado, 18 de Junho, por 3×1. Pelo que foi apresentado em quadra, a renovada seleção brasileira feminina passou com louvor, em seu primeiro teste de fogo.

O RETORNO DE GABI

Outro fato importante para o Brasil, na 2ª semana de competições da VNL feminina 22, foi o retorno da ponteira Gabi. Campeã de tudo na temporada de clubes na Europa, eleita MVP da última Champions League, Gabi é peça fundamental da seleção brasileira no processo de renovação. Além disso, líder dentro e fora da quadra, Gabi é a bola de segurança do atual time do Brasil. Prova natural disso, é a marcação especial dos adversários sobre os ataques da jogadora. Muito marcada pelas seleções europeias, nos jogos da etapa de Brasília, Gabi teve que se desdobrar para escapar dos bloqueios. Mas, como sempre, não decepcionou! Gabi segurou o piano como ninguém, ajudando nas três vitórias brasileiras.

A ponteira Gabi em ação de ataque contra a Sérvia/Volleyball World/Divulgação FIVB

MARGEM MÍNIMA

Além da participação brasileira, a etapa de Brasília da VNL teve outros destaques. Na reedição da disputa de bronze dos Jogos de Tóquio, Sérvia e Coreia do Sul bateram um recorde da Liga da Nações feminina. Após estar perdendo a primeira parcial, por larga vantagem no placar, a renovada seleção coreana resolveu correr atrás do prejuízo. O set que parecia perdido, durou quase 50 minutos, sendo decidido pela Sérvia apenas no quadragésimo ponto! Isso mesmo, a parcial foi fechada em 40/38, a favor da Sérvia. O jogo ficou em 3×0 também para a Sérvia. O recorde anterior da VNL pertencia ao jogo Tailândia x Itália de 2021, com 35/33, a favor das tailandesas. No link abaixo, você acessa os melhores momentos do confronto entre Sérvia x Coreia do Sul.

FORÇA MÁXIMA

Depois do fracasso nos Jogos de Tóquio, a Itália mudou a tática, resolvendo escalar suas principais atletas para a VNL. A falta de ritmo nos Jogos Olímpicos foi apontada como um dos motivos para o fracasso italiano na competição. Vacinado, o técnico italiano Davide Mazzanti trouxe para Brasília, suas principais peças, diferentemente da primeira semana. Fato é, que a mudança pode ter sido provocada devido ao ranking internacional. Isso porque, o ranking será fundamental na classificação olímpica. Pois bem, dentro de quadra, Egonu e cia. corresponderam com 4 vitórias, nos 4 jogos realizados, incluindo o triunfo sobre o Brasil. Com os resultados, as italianas entraram na zona de classificação da VNL, com 17 pontos e apenas 2 derrotas, em 6 jogos.

Os fãs brasileiros tiveram a oportunidade de ver Egonu atuar na capital federal/Volleyball World/Divulgação FIVB

ALTO NÍVEL

Na outra sede da 2ª semana da VNL feminina, nas Filipinas, China e Estados Unidos, potências olímpicas da modalidade, se enfrentaram. Com uma escalação inédita até o momento, os Estados Unidos massacraram as chinesas no serviço, com 8 pontos diretos no fundamento. A ponteira norte-americana Plummer foi cassada pela China no serviço, mas mesmo assim, marcou 20 pontos. Ela foi a maior pontuadora do jogo. Além disso, a postura agressiva da levantadora norte-americana Hancock fez toda a diferença no confronto. No link abaixo, você confere os melhores momentos desse jogo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s