
Começa amanhã na Finlândia e na Estônia, o Campeonato Europeu masculino 2021. Com quatro sedes, no Leste do continente, 24 seleções estão divididas em 4 grupos, com 6 países. Os quatro melhores de cada grupo avançam para a fase eliminatória da competição. As finais estão previstas para acontecer na Polônia, em Katowice, no dia 19 de Setembro.
Com o encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o Mundial de 2022 na Rússia é o foco atual das seleções. Os campeonatos continentais garantem vagas para a competição, para campeão e vice. O principal deles, um dos mais disputados, é o Campeonato Europeu, principalmente, na versão masculina. A Sérvia é a atual campeã da competição. Venceu o torneio em 2019. Está em busca do seu quarto título europeu na história.
A edição do Eurovolley 2021 é especial para os brasileiros. O técnico Bernardinho, multicampeão com a seleção brasileira masculina, estreia como treinador da França no Europeu 2021. Para aumentar ainda mais as expectativas sobre a passagem de Bernardinho pela França, os franceses são os atuais campeões olímpicos, após anos de decepções.
Dadas as credenciais da França, agora sob o comando de Bernardinho, como foi dito acima, o vôlei masculino europeu é muito equilibrado. Nos últimos anos, a cada nova competição continental, quase sempre, um novo campeão europeu é conhecido. Porém, quanto se trata de Campeonato Europeu, quem gosta de quebrar essa escrita, é a Rússia.
Em número de títulos, eles são dominantes no continente. Contando com a URSS, são 14 títulos no total. O último deles conquistado em 2017, também na Polônia, contra a Alemanha na decisão. Em 2021, além de russos e franceses, é favorita ao título europeu a seleção da Polônia, dona da casa. Sérvia, Itália, Eslovênia correm por fora. Bulgária, Alemanha e Holanda podem surpreender.
O Campeonato Europeu masculino 2021 terá transmissão dos canais Disney no Brasil. Além disso, a Confederação Europeia de Vôlei lançou o seu pay-per-view com cobertura completa. E mais, ainda na 1ª fase, alguns jogos estarão liberados gratuitamente no YouTube. A abertura da competição começa amanhã, 1º de Setembro, com dois jogos: Finlândia x Macedônia do Norte, pelo grupo C, e Estônia x Letônia, pelo grupo D.
