O TAPETÃO NOS JOGOS OLÍMPICOS DE ATLANTA 1996

Quem ficou surpreso com os casos de doping da Rússia nos últimos anos precisa rever os seus conceitos! Além de disputarem os Jogos Olímpicos sob suspeita em Tóquio, os russos também são mestres em agir nos bastidores. Aliás, em algumas ocasiões, por várias vezes, o Comitê Olímpico Internacional foi acusado de favorecer os russos. Mas vamos ao fatos! Durante os anos seguintes ao colapso da União Soviética, mais precisamente no ciclo para Atlanta 1996, o esporte russo estava desorganizado. A maior prova disso é modalidade que nos cabe: o voleibol.

PRÉ-OLÍMPICO EUROPEU

Depois de terminar o Europeu em 1995 em 3º lugar, a Rússia ficou de fora da Copa do Mundo no Japão, que distribuía três vagas diretas para os Jogos Olímpicos de Atlanta, conquistadas por Cuba, Brasil e China. Para conseguir classificação olímpica, a Rússia deveria jogar o Pré-Olímpico Europeu na Alemanha em Bremen, em janeiro de 1996. Após vencer os três jogos da 1ª fase, a Rússia foi supreendida pela anfitriã Alemanha na decisão da vaga europeia. No confronto derradeiro, a Alemanha bateu a Rússia, por 3×2, com parciais de 4/15, 15/9, 15/5, 8/15, 16/14. Com o resultado, para disputar os Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, a Rússia deveria jogar uma repescagem mundial no Japão.

VIRADA DE MESA

No entanto, a poderosa Rússia jamais poderia disputar uma repescagem mundial para estar nas Olimpíadas. Deu-se a manobra! Simplesmente, a Rússia foi transferida de zona. O que isso significava? Ao invés de disputar a repescagem mundial, a Russia foi jogar na zona da África. Até Atlanta 1996 não havia o critério de cota continental para disputar as Olimpíadas. Aqueles Jogos Olímpicos seriam os primeiros a contemplar o continente africano no naipe feminino, mas devido manobra para salvar a Rússia, a primeira seleção africana que participou das Olimpíadas foi o Quênia em Sydney 2000.

Voltando ao assunto Pré-Olímpico Africano, o Egito seria a sede da competição, mas desistiu por falta de condições financeiras. O torneio trocou de local e foi disputado na Nigéria. Sob protestos de Nigéria e Quênia, a Rússia conquistou a vaga olímpica que seria da África para os Jogos de Atlanta 1996. A Nigéria ainda poderia tentar a vaga olímpica na repescagem mundial no Japão, mas foi substituída pela Romênia. O blog não conseguiu descobrir os motivos da substituição da Nigéria pela Romênia.

Como observa-se todo esse imbróglio é tão cabuloso que há pouquíssimos registros na internet. Agora, imagina você caro leitor se um escândalo do tipo acontece nos dias de hoje? Para você ter uma ideia do alcance disso tudo, o Brasil poderia ter perdido a sua primeira medalha olímpica no vôlei feminino para a Rússia na disputa de bronze em Atlanta 1996. Já pensou nisso?

O lendário Nikolay Karpol era o comandante técnico russo naquela época/Divulgação

Deixe um comentário