A TERCEIRA SEMANA DE VNL MASCULINA 2024

Terminou a 1ª fase da Liga das Nações masculina 2024. O Brasil ficou em 7º lugar, com 6 vitórias e 6 derrotas. Além do Brasil quem também conquistou classificação para finais na Polônia, pela ordem, foram: Eslovênia, Polônia, Itália, Japão, Canadá, França e Argentina. A seleção da Polônia mesmo já garantida nas finais como país sede, ficou em 2º lugar na fase regular com apenas 2 derrotas. A fase eliminatória da competição começa nesta quinta-feira, 27 de junho. Os confrontos de quartas de final serão entre: Eslovênia x Argentina, Polônia x Brasil, Itália x França, Japão x Canadá. Confira abaixo, alguns destaques da terceira semana de VNL masculina 2024.

RETORNO DE BRUNINHO

Depois de desfalcar o Brasil na segunda semana da Liga das Nações, Bruninho voltou. Entretanto, recuperado de uma lesão na panturrilha, Bruninho foi poupado nos três primeiros jogos da terceira semana, contra Holanda, Estados Unidos e Canadá. Diante da França, Bruninho entrou jogando como titular, mas acabou substituído por Cachopa, por falta de ritmo. Ele ainda fez umas passagens nas inversões de 5×1. Será que ele também será poupado nas finais na Polônia?

MELHOR DO MUNDO

Falando de Polônia, outro retorno importante marcou a terceira semana de VNL masculina 2024. Trata-se de um dos melhores jogadores do mundo na atualidade. O cubano naturalizado polonês Leon. Ele esteve em quadra nas partidas dos poloneses na Eslovênia. E já deu para sentir como ele faz diferença. Depois de perder para o Brasil na segunda semana, a Polônia se recuperou com 4 vitórias nos 4 jogos na Eslovênia. Será que ele irá fazer a diferença também para a Polônia contra o Brasil nas finais? Façam suas apostas!

O ponteiro Leon sendo tietado pelos fãs, após vitória contra Itália/Divulgação/Volleyball World

SINAL DE QUALIDADE

As transmissões da FIVB em seu app estão sendo muito elogiadas nas redes sociais, mesmo com narração em inglês. Estão concorrendo de igual para igual com o SPORTV, que possui anos de expertise. E a competição aumentou muito na última rodada da VNL masculina 2024. Enquanto o SPORTV ficou sem sinal do satélite nas duas primeiras parciais do jogo do Brasil com a França, o app da FIVB continuou sua transmissão sem nenhum problema. Quem estava dependendo apenas da transmissão televisiva ficou prejudicado. Já pensou se algo do tipo acontece nos Jogos Olímpicos de Paris? Haja coração!

CORRIDA OLÍMPICA

Nessa última semana da fase regular da VNL masculina 2024, foram definidas cinco vagas olímpicas restantes para os Jogos de Paris 2024. A Itália já havia se garantido na segunda semana de competições, pelo ranking da FIVB. O Egito ficou com a vaga africana na cota continental. Mais 3 vagas pelo ranking da FIVB foram decididas na terceira semana de VNL masculina 2024. Eslovênia e Argentina carimbaram passaporte olímpico antes da última rodada da Liga das Nações 2024. Faltava a última vaga olímpica, em disputa direta entre Cuba e Sérvia. A diferença no ranking das suas seleções era de aproximadamente 1 ponto. A Sérvia venceu o confronto direto por 3×2 e abriu vantagem de quase dez pontos no ranking. Até a última rodada, Cuba seguiu com chances, mas foi superada pela Polônia, por 3×0. Por causa desse revés cubano, a Sérvia entrou em quadra contra a Eslovênia, já classificada para Olimpíadas de Paris.

A Eslovênia disputará os Jogos Olímpicos no voleibol masculino pela primeira vez na história/Divulgação/Volleyball World

CONFRONTO DIRETO

Esse confronto direto entre Cuba e Sérvia, marcou a terceira semana da Liga das Nações 2024. Cuba chegou a abrir 2×0 no placar, mas acabou não suportando a pressão do serviço sérvio. Para conseguir a virada, além de ser mais eficiente no serviço, a Sérvia fez uma troca de ponteiros, após a segunda parcial. Saíram os dois titulares no jogo para posição. Um dos jogadores que entraram na partida, arrebentando com o jogo, disputou Superliga Masculina 2017/2018 pelo Taubaté. Trata-se de Ivovic. No link abaixo, você acessa os melhores momentos dessa partida decisiva entre Cuba x Sérvia.

G8

Se os cubanos ficaram de fora dos Jogos Olímpicos, os Estados Unidos ficaram de fora das finais da Liga das Nações 2024. Atuais vice-campeões do torneio, os Estados Unidos optaram por levar um time alternativo na primeira semana de VNL. Tal opção, acabou por comprometer a classificação para finais na Polônia. Os norte-americanos encerraram a fase classificatória, em 12º lugar, com 5 vitórias e 7 derrotas. Vale lembrar, que os Estados Unidos foram a primeira seleção a definir a lista com 13 atletas que estarão nos Jogos Olímpicos de Paris. Estariam os norte-americanos escondendo o jogo?

RANKING INTERNACIONAL

Para encerrar, o ranking atualizado da FIVB. Depois dos últimos resultados da terceira semana, Japão e Eslovênia disputaram palmo a palmo, o direito de ser cabeça de chave no sorteio dos Jogos Olímpicos de Paris. França e Polônia já estavam garantidas. Com a vitória sobre os Estados Unidos por 3×0, os japoneses alcançaram vice-liderança no ranking. A Eslovênia ainda tinha chances de ultrapassar o Japão, caso vencesse a Sérvia por 3×0 ou 3×1. Mas não deu para Eslovênia. O jogo com a Sérvia foi arrastado, mesmo com a vitória por 3×2, a Eslovênia acabou perdendo o direito de ser cabeça de chave. O Japão agradece! Arigatô!

Deixe um comentário