Acontece neste domingo, 16 de junho, a última rodada da fase classificatória da Liga das Nações feminina 2024. Seis jogos finalizam a 1ª fase da competição. Em Fukuoka, no Japão, são três jogos: Holanda x Coreia, Sérvia x Itália, Japão x Estados Unidos. Em Hong Kong, mais três jogos: Alemanha x Tailândia, Polônia x China, Brasil x Turquia. Em jogo, estão a liderança da fase regular do torneio, além da definição da última vaga para finais em Bangcoc na Tailândia. Confira abaixo, em detalhes, o que será decidido na última rodada VNL feminina 2024.
LIDERANÇA
Brasil e Polônia disputam a liderança na 1ª fase da Liga das Nações feminina 2024. O Brasil está invicto e depende apenas de si para ficar em 1º lugar na fase classificatória. As brasileiras precisam vencer a Turquia para ficar na liderança da fase regular da competição. Em caso de derrota, o Brasil só fica em 1º lugar, se a Polônia perder para China, por qualquer placar. Já a Polônia precisa ganhar das chinesas e torcer por uma derrota do Brasil para Turquia, por qualquer placar, para ficar em 1º lugar na fase classificatória da VNL feminina 2024.

G8
Além da Tailândia, sede das finais, já garantiram classificação para finais, as seleções do Brasil, Polônia, Itália, Japão, Turquia, China. Resta uma vaga. Canadá, Estados Unidos e Holanda disputam a última vaga. O Canadá não joga mais na competição. As canadenses já cumpriram os seus compromissos no torneio. Elas estão em 7º lugar na tabela de classificação, com 20 vitórias, com 7 vitórias e 5 derrotas. Para conquistar classificação, precisam torcer por derrotas de Estados Unidos e Holanda, para Japão e Coreia, respectivamente.
Já os Estados Unidos, dependem apenas de si. Atual campeões olímpicos, os Estados Unidos precisam ganhar do Japão, por qualquer placar, para garantir classificação para finais na Tailândia. Paralelamente, este não é o caso da Holanda. Além de vencer a Coreia, para estar na finais em Bangcoc, as holandesas precisam torcer por uma derrota dos Estados Unidos para o Japão, por qualquer placar.

REBAIXAMENTO
França e Bulgária estavam no páreo para fugir do rebaixamento da Liga das Nações feminina 2024. Na primeira semana da competição, a França havia vencido o confronto direto, por 3×1. Porém, a Bulgária reagiu na competição, conseguindo vencer dois jogos no torneio. A França, não fez por menos, ganhando do time alternativo da atual bicampeã mundial, Sérvia, por 3×1. As duas seleções entraram na rodada de ontem, com situação definida. Mesmo ganhando da República Dominicana, por 3×2, a Bulgária foi rebaixada, com 5 pontos na tabela. Já a França ficou na elite da VNL, com 8 pontos, mesmo após revés para o Canadá, por 3×0.

* Errata O blog publicou que a Bulgária foi rebaixado da Liga das Nações, mas a informação não procede. Em virtude da mudança na competição em 2025, com mais seleções, calendário modificado e mudanças de regras no acesso e descendo do torneio, não haverá rebaixamento na VNL 2024.
