A SEGUNDA SEMANA DA VNL MASCULINA 2024

Teve fim a segunda semana da Liga das Nações masculina 2024. Com sedes no Japão e Canadá, 32 jogos foram realizados nesta etapa. Itália e Eslovênia continuam na liderança, mesmo após sofrerem a primeira derrota na competição. Os italianos levam vantagem na pontuação, com 21 pontos, sete vitórias e uma derrota, contra 18 pontos da Eslovênia, também com sete vitórias e uma derrota. O Brasil aparece em 6º lugar, com 16 pontos, cinco vitórias e três derrotas. Caso fosse encerrada a fase regular da VNL 24 neste momento, estariam classificados para finais na Polônia, pela ordem, as seguintes seleções: Itália, Eslovênia, Polônia, França, Japão, Brasil, Canadá e Cuba. Confira abaixo, um panorama da segunda semana da Liga das Nações masculina 2024.

VÔLEI SENTADO

O levantador Bruninho ficou de fora dos jogos da seleção brasileira masculina nesta semana. Ele sofreu uma leve lesão na panturrilha. Bruninho não foi desligado pela comissão técnica. O campeão olímpico na Rio 2016 deve retornar na terceira semana da VNL masculina 2024, em Manila, nas Filipinas. Apesar de estar fora dos jogos do Brasil, uma imagem do jogador treinando viralizou nas redes. Sentado em uma cadeira, Bruninho executa o toque para não perder o ritmo de jogo. Só podia ser algo de Bernardinho! Veja o vídeo no link do GE.

https://ge.globo.com/video/bruninho-lesionado-faz-atividades-com-bola-no-treino-da-selecao-12651593.ghtml

CHANCE DE OURO

Com Bruninho fora, Bernardinho chamou às pressas, o levantador Matheus Brasília para o seu lugar. Ele entrou em quadra pelo Brasil contra o Irã, a Eslovênia e a Polônia. Uma grande oportunidade! Quem também teve uma chance de ouro nesta semana foram os ponteiros Lukas Bergmann e Adriano. O primeiro virou queridinho da torcida nas redes sociais após grande atuação contra Alemanha. Já o segundo, foi muito bem contra Eslovênia, saindo de quadra como maior pontuador do Brasil, com 21 pontos, na derrota por 3×2. E aí? Qual deles estará nos Jogos Olímpicos de Paris?

FORÇA MÁXIMA

Depois de disputar a primeira semana da VNL masculina 2024, com um time alternativo, os Estados Unidos foram com força máxima para os jogos da segunda semana no Canadá. No saldo total, foram duas vitórias contra Argentina e Sérvia e duas derrotas para Itália e Canadá. Um dos favoritos ao ouro nos Jogos de Paris, os Estados Unidos acabaram por comprometer a classificação para finais da VNL na Polônia, após uma primeira semana irregular. Mas vale reforçar, os Estados Unidos foram a primeira seleção que definiram os doze jogadores que defenderão o time nas Olimpíadas.

A seleção dos Estados Unidos, após vitória contra Argentina/Divulgação/Volleyball World

CORRIDA OLÍMPICA

Falando em Olimpíadas, após a segunda semana de VNL masculina 2024, a FIVB confirmou a Itália como primeira seleção classificada pelo ranking no naipe masculino. Os italianos estão em 2º lugar no ranking da FIVB, atrás apenas da Polônia. Com os resultados da semana, não podem mais serem alcançados por Cuba, primeira seleção fora do G4 de vagas olímpicas pelo ranking. Além da Itália, estariam classificados hoje para os Jogos de Paris 2024, as seleções da Eslovênia, Argentina e Sérvia. O Egito ficaria com a vaga africana pela cota continental. A terceira semana da Liga das Nações masculina 2024 deve definir as seleções classificadas. O confronto direto entre Sérvia e Cuba no dia 19 de junho é decisivo. No momento, a Sérvia está na frente de Cuba no ranking, com vantagem aproximada de 1 ponto. Façam suas apostas!

CAMPEÃ OLÍMPICA X CAMPEÃ MUNDIAL

Falando na Itália, apesar de terem conquistado a vaga olímpica, os italianos perderam a invencibilidade na Liga das Nações masculina 2024 para França. Atuais campeões olímpicos, os franceses levaram a melhor sobre os italianos, atuais campeões mundiais, por 3×2. A Itália errou mais que a França, enquanto os franceses foram mais efetivos no serviço. Clevenot e Michieletto foram os maiores pontuadores do confronto, com 19 pontos cada. No link abaixo, você acessa os melhores momentos do confronto entre a atual campeã olímpica contra a atual campeã mundial.

FIM DA INVENCIBILIDADE

Quem também perdeu a invencibilidade na Liga das Nações 2024, foi a Eslovênia. Jogando contra o Japão, no domínio adversário, em Fukuoka, os eslovenos foram derrotados por 3×1. Mesmo sendo superior no bloqueio, com 14 pontos diretos no fundamento, a Eslovênia não foi páreo para o serviço japonês, que fez um estrago na partida, com 7 pontos diretos no fundamento. Para complicar, o Japão foi mais eficiente nas transições, como de costume. Mesmo com a derrota, Stern foi o maior pontuador do jogo, com 27 pontos. Pelo Japão, Nishida marcou 26 pontos.

LONGA DURAÇÃO

Para encerrar, um recorde na Liga das Nações foi quebrado no domingo, 9 de junho. Alemanha e Turquia fizeram a parcial mais longa da história da competição. Com 47 minutos de duração, a segunda parcial do confronto entre Turquia e Alemanha, terminou com o placar de 44/42, a favor dos turcos. Desde criação da VNL em 2018, este é o recorde de duração e placar na história da competição. Nos Jogos Olímpicos, o recorde pertence ao jogo entre Itália e Argentina, nas Olimpíadas de Sydney, em 2000, com o placar de 40/38, a favor dos italianos.

O placar do jogo Turquia x Alemanha/Divulgação/Volleyball World

Deixe um comentário