Aconteceu a primeira semana da Liga das Nações masculina 2024. A seleção brasileira masculina venceu dois jogos e perdeu dois jogando em casa, no Rio de Janeiro, no ginásio do Maracanãzinho. O Brasil está em 8º lugar na classificação geral da competição, com 6 pontos. Itália e Eslovênia lideram com 11 pontos e 10 pontos, respectivamente. As duas seleções envolvidas com classificação olímpica venceram todos os seus quatro jogos. Caso fosse encerrada hoje, a fase regular da VNL masculina 2024, estariam classificados para finais na Polônia, pela ordem: Itália, Eslovênia, Cuba, França, Polônia, Japão, Canadá e Brasil. Confira abaixo, um panorama da primeira semana da Liga das Nações masculina 2024.
RETORNO DE BERNARDINHO
Após 8 anos, Bernardinho está de volta ao comando da seleção brasileira masculina de voleibol. A última vez que o técnico bicampeão olímpico dirigiu o Brasil foi na conquista do ouro nos Jogos Olímpicos do Rio em 2016. Entre ajustes e testes, chamou a atenção, nesta primeira semana da Liga das Nações 2024, o comportamento de Bernardinho. Mais “light”, ele foi se soltando aos poucos, com o andar dos compromissos do Brasil no torneio, até explodir em um erro crasso da arbitragem na partida contra a Itália. Seja bem-vindo Bernardinho!

DORES NOS JOELHO
Mas como deu para perceber, a semana não foi fácil para seleção brasileira masculina. Além de duas derrotas difíceis para Cuba e Itália, o Brasil perdeu, temporariamente, o central Otávio. Com dores no joelho, ele deixou a seleção, para reavaliar e tratar as dores em Belo Horizonte. O técnico Bernardinho não cortou o jogador definitivamente. Ele ainda espera contar com jogador na VNL 2024 e nos Jogos Olímpicos de Paris. Força, Otávio!

CARTÃO AMARELO
Ainda sobre os jogos do Brasil, um cartão amarelo dado para o levantador Bruninho, no jogo com a Argentina, foi destaque na mídia. O assunto rendeu! Bruninho reagiu em defesa do ponteiro Adriano, diante de uma provocação dos argentinos e acabou punido. O próprio Bruninho assumiu que errou e passou do ponto. Mas o que muita gente não sabe, é que a “treta” de Bruninho com os argentinos vem de longe. Não é a primeira vez que ele se desentende com o líbero argentino Danani. Haja paciência!
TREINADOR BRASILEIRO
A expertise do voleibol brasileiro no mundo não é novidade para ninguém. Ela esteve em evidência nesta primeira semana da VNL 24 na sede do Rio de Janeiro. Campeoníssimo pelos clubes na Liga Francesa, o treinador brasileiro Maurício Paes assumiu o comando da seleção do Irã, com a difícil missão de conquistar a vaga olímpica para Paris. Os iranianos perderam os quatro jogos, mas a presença de um brasileiro no comando de uma nação estrangeira sempre é notícia! Sucesso na empreitada, Maurício Paes!

CORRIDA OLÍMPICA
Falando em vaga olímpica, quatro seleções despontaram na disputa pela classificação. Itália e Eslovênia estão muito próximas da vaga. Cuba também foi uma grata supresa com vitórias contra Brasil, Alemanha e Irã nesta primeira semana. Já os argentinos oscilaram com 2 vitórias e 2 derrotas, mas estariam classificados para Olimpíadas caso fosse encerrada hoje a 1ª fase da Liga das Nações 2024. Os principais concorrentes dessas seleções não foram muito bem neste começo de competição. Holanda e Sérvia estão um pouco atrás. No entanto, confrontos diretos marcados para segunda semana da VNL 2024, prometem esquentar a disputa. Façam suas apostas!
FIM DA INVENCIBILIDADE
Falando em disputa, caiu a série de 27 jogos invictos da Polônia, que englobava Liga das Nações 2023, Campeonato Europeu 2023 e Pré-Olímpico. O algoz foi a forte seleção da Eslovênia. Os eslovenos não deixaram a Polônia respirar com um serviço agressivo. Os poloneses não estavam em quadra com o que tem de melhor, mas não dá para diminuir o feito da Eslovênia. Foi uma aula de voleibol. No link abaixo, você acessa os melhores momentos da vitória da Eslovênia sobre a Polônia, atual campeã da VNL, por 3×0.
SUPERSTAR
Além da Eslovênia, outra seleção com destaque neste começo de VNL, é o Japão. Os japoneses encantaram os torcedores brasileiros presentes no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro. A torcida foi grande! O oposto Nishida teve tratamento de estrela. A torcida brasileira chegou a entoar gritos com o nome do jogador. Um sucesso de público! Haviam cartazes no ginásio anunciando o Japão como campeão da Liga das Nações 2024. Será?

HOMENAGEM
Como na semana passada, em jogo da Liga das Nações feminina, ex-jogadores olímpicos da seleção brasileira masculina foram homenageados. Entre os presentes, algumas das principais estrelas da modalidade, tricampeã olímpica. Também houveram menções honrosas aqueles que não puderam estar no local. Uma bela atitude da CBV. O blog saúda todos os jogadores olímpicos do Brasil. Parabéns!

