Foi encerrado o 1º turno da Superliga Masculina 23/24. Com 11 vitórias em 11 jogos, o São José dos Campos lidera a tabela de classificação com 30 pontos. Atual campeão da competição, o Sada/Cruzeiro também possui 30 pontos, mas com uma derrota em 11 jogos. O revés aconteceu justamente para o líder da competição até o momento, o São José dos Campos. Apontado como um provável finalista do torneio, junto com o Cruzeiro, o tradicional Minas aparece em 5º lugar na tabela, com 7 vitórias e 4 derrotas. Conseguirá o São José dos Campos evitar a terceira final consecutiva entre duas equipes mineiras? Veja abaixo alguns detalhes do 1º turno da Superliga Masculina 23/24.
DISPUTA PELA LIDERANÇA
São José e Cruzeiro disputaram a liderança no 1º turno da Superliga Masculina 23/24, rodada a rodada, ponto a ponto, até o confronto direto em Contagem, pela décima rodada da competição. Fora de casa, o São José dos Campos se saiu melhor que o supercampeão Cruzeiro, graças ao bloqueio. Foram 23 pontos diretos no fundamento. Um número absurdo, já que do outro lado estava o Cruzeiro. Mas para quem pensa que após essa vitória, o São José dos Campos estava garantindo na liderança, precisa prestar atenção na equipe de Joinville. Mesmo desfalcada de Bisset, a equipe de Santa Catarina quase estragou os planos de São José. Em jogo disputado em Joinville, o São José suou para vencer o time da casa, por 3×2, garantindo a liderança no 1º turno. Mais uma prova do equilíbrio da atual temporada da Superliga Masculina.

BRIGA PELO G4
Três equipes estão brigando de igual para igual, por dois lugares no G4. Minas, Sesi/Bauru e Vôlei Guarulhos possuem 7 vitórias e 4 derrotas. A diferença está no número de pontos. O Minas, como dito acima, apontado como provável finalista, está em desvantagem, em 5º lugar. Já entre Sesi/Bauru e Vôlei Guarulhos o critério de desempate é o set avarage. O time de Darlan leva vantagem nesse critério, ocupando o 3º lugar. Vôlei Guarulhos está em 4º lugar. A julgar pela vantagem nos playoffs de decidir em casa, para os quatro primeiros colocados, nas quartas de final, essa briga pelo G4 no 2º turno promete!
SURPRESAS E DECEPÇÕES
Sem dúvida nenhuma, a maior decepção da Superliga Masculina 23/24 até o momento é o Vôlei Renata. Montada para figurar no G4, a equipe de Campinas sofreu para conseguir uma vaga na Copa Brasil. Com 4 vitórias e 7 derrotas, o Vôlei Renata ocupa o 8º lugar. Se mantiver os desempenho, corre o risco de ficar de fora dos playoffs. Porém, nada impede o Vôlei Renata encaixar seu jogo justamente no momento que interessa. É bom os adversários ficarem de olho!
Já entre as surpresas da competição, não tem como não destacar, a equipe de Joinville. Em seu primeiro ano na elite, a equipe de Santa Catarina conquistou um honroso 7º lugar, além de surpreender os adversários. Infelizmente, o time está com seu principal atacante, o oposto Bisset, no departamento médico. Nem por isso, o time caiu de rendimento. Prova disso, foi o jogo com o líder São José. Em fevereiro, o time terá uma prova de fogo. Será sede do Sul-Americano de clubes masculino 2024. Será que teremos supresa?

masculino 2024, em fevereiro/Divulgação/Carlos Júnior
*Errata O blog publicou neste post que o Sul-Americano de clubes será em Joinville. Na verdade será em Blumenau no ginásio Galegão, com participação do time da casa, Apan/Blumenau.
