Começa nesta quarta-feira, 19 de julho, na Polônia, as finais da Liga das Nações masculina de vôlei 2023. Oito seleções disputam o título, em formato de playoffs. Sexto colocado na 1ª fase, o Brasil enfrenta justamente, a seleção anfitriã, Polônia, nas quartas de final da competição. Com o reforço de Leal, os brasileiros terão a chance de devolver a derrota para os poloneses, nas semifinais do Mundial, no ano passado. Não será tarefa fácil! Ao lado da Itália, a Polônia é uma das favoritas ao título da VNL 23, além de jogar com o apoio de sua fanática torcida. Apesar desse favoritismo polonês e italiano, não dá para cravar quem será o campeão da Liga das Nações neste ano. As oito seleções finalistas podem ganhar a competição.
CRUZAMENTO OLÍMPICO
Se conseguir passar pela Polônia, o Brasil terá pela frente nas semifinais, o vencedor do confronto entre Japão e Eslovênia. Os japoneses lideraram a 1ª fase quase por completo, ficando em 2º lugar na última rodada. No duelo contra eles, o Brasil foi superado no tie-break. Um novo confronto, agora no mata-mata, com o reforço de Leal, pode ter outro resultado. Como dito acima, todas as seleções finalistas podem ser campeãs. Portanto, caso o adversário seja a Eslovênia, o Brasil também encontrará dificuldades.
No outro lado da chave, a atual campeã mundial, Itália, joga com a Argentina. Só para o leitor ter uma ideia do equilíbrio do voleibol atualmente, a Argentina foi a responsável pela eliminação da Itália nos Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2021. Além desse duelo imprevisível, outro confronto das quartas de final da VNL 23, acontece entre os Estados Unidos, líderes da 1ª fase, e França, atual campeã olímpica. Após uma 1ª fase irregular, os franceses podem eliminar nada mais, nada menos que a melhor campanha da fase classificatória. Lembrando que essas duas seleções fizeram a final da última edição da competição. Como se vê, a chapa está quente no voleibol internacional.
QUARTAS DE FINAL DA VNL MASCULINA 23
19/7 12:00 EUA 🇺🇸 x 🇫🇷 França
19/7 15:00 Itália 🇮🇹 x 🇦🇷 Argentina
20/7 12:00 Japão 🇯🇵 x 🇸🇮 Eslovênia
20/7 15:00 Polônia 🇵🇱 x 🇧🇷 Brasil

