Começa, amanhã, em Jaraguá do Sul, as finais da Copa do Brasil de vôlei 2023. Primeiramente será conhecido o campeão do torneio no naipe masculino. Quatro equipes disputam esse título: Cruzeiro, Minas, São José dos Campos e Suzano. O Minas, atual campeão da competição, enfrenta o São José dos Campos, no confronto de semifinal teoricamente mais equilibrado. Já o Cruzeiro, maior campeão do torneio, joga contra o azarão, Suzano.
Em se tratando de Copa do Brasil, tudo pode acontecer. As duas equipes mineiras podem repetir a final de 2019, mas São José dos Campos e Suzano não devem ser descartados. O primeiro, já eliminou o Cruzeiro, em uma quartas de final de Superliga, durante a pandemia. Já o Suzano, é um time tradicional do voleibol brasileiro, que faz uma boa campanha na atual temporada da Superliga, principalmente, dentro de casa. Resta saber, qual será o desempenho do time jogando sem o apoio da torcida.

FEMININO
Na sequência da disputa masculina, acontece na segunda, dia 6 de março, os confrontos de semifinais da versão feminina do torneio. O Praia Clube terá pela frente o Fluminense. No outro confronto, Minas e Flamengo, jogam por uma vaga na decisão de 2023. Assim como no masculino, as duas equipes mineiras podem repetir uma final do torneio, pela terceira vez. Em 2019 e 2021, o Minas bateu o rival Praia na final.
O Praia vive melhor momento na temporada do que o Minas, sendo o maior favorito ao título. Porém, as duas equipes cariocas podem surpreender. O Flamengo de Bernardinho aparece com mais chances que o Fluminense. No entanto, o tricolor das Laranjeiras tem histórico na modalidade, podendo conquistar novamente um título nacional, após 42 anos. Um Fla-Flu nas finais, não deve ser desconsiderado.