CALENDÁRIO 2023

O ano de 2023 começou e o blog antecipa quais serão as principais disputas do calendário. Logo no começo do ano, em paralelo à Superliga, acontece a Copa do Brasil. A competição coloca frente a frente, os oitos melhores times do turno da Superliga, em partidas únicas, com quartas de final, semifinal e final. A grande decisão do torneio ocorre em sede única escolhida pela CBV. Para 2023, a sede das finais será Jaraguá do Sul.

Depois do Carnaval, acontecem os Playoffs da Superliga nos dois naipes. Em melhor de três jogos, as quartas de final e as semifinais serão decididas com vantagem de quadra, para quem obtiver a melhor campanha na fase regular. A novidade da temporada é o retorno da disputa do título em jogo único. Além disso, a escolha do local das finais pertence à CBV, sendo a princípio, em campo neutro.

O Minas é o atual campeão da Superliga Feminina/Divulgação CBV/Inovafoto

Paralelamente à Superliga, o Sul-Americano de clubes 2023 acontece entre os principais times do continente. O atual campeão da Superliga, Sada/Cruzeiro, já está garantindo na competição masculina, assim como o Minas, atual campeão da Superliga Feminina. Os campeões da Copa do Brasil 2023 nos dois naipes também garantirão vagas no torneio. Falta conhecer a sede, a ser decidida pela CSV, em breve.

Encerrada a temporada de clubes, todas atenções se voltam para VNL 2023. Principal competição anual da FIVB, a Liga das Nações, terá as finais nos Estados Unidos, na versão feminina, e na Polônia, na versão masculina. O Brasil busca um título inédito, entre as mulheres. A previsão de datas das finais é para 12 a 16 de julho, no feminino, e 19 a 23 de julho, no masculino.

A França venceu a VNL 22, no naipe masculino/Divulgação FIVB

SEGUNDO SEMESTRE

O segundo semestre do calendário 2023 promete! Além das finais da VNL, serão disputadas 6 vagas para os Jogos de Paris 2024 no Pré-Olímpico, nos dois naipes. Com uma sede anunciada pela FIVB até agora, no caso o Japão, o Pré-Olímpico 2023 contará com as 24 seleções melhores ranqueadas divididas em três grupos, com oito cada, nas duas categorias. Os dois melhores de cada grupo conquistam classificação direta para os Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Ainda no segundo semestre, os campeonatos continentais movimentam a modalidade. Entre os principais deles, o Campeonato Europeu 2023, acontece com 4 sedes distintas e finais em Bolonha na Itália, entre os homens, e Bruxelas na Bélgica, entre as mulheres. No caso específico da América do Sul, o Sul-Americano de seleções, com participação do Brasil, ainda não possui data e local, mas deve acontecer no segundo semestre, logo após a VNL.

Para encerrar a temporada de seleções em alto estilo, ocorre em Santiago no Chile, o Pan-Americano 2023, entre os dias 21 de outubro e 4 novembro. O Brasil conquistou classificação no voleibol em 2021 e já está garantido nos dois naipes. Além do Brasil, outras 6 seleções do continente também estão classificadas, em cada naipe. Resta uma vaga para o voleibol no Pan 2023, em cada categoria, que serão decididas no fim do primeiro semestre.

Concomitantemente à temporada de seleções, no Brasil começam os Campeonatos Estaduais. O principal deles, o Paulista, deve ter início entre agosto e setembro, nos dois naipes. Além dele, outros estaduais devem agitar o calendário de clubes, na pré-temporada da Superliga, como: Mineiro, nos dois naipes, Carioca, entre as mulheres.

Com o fim dos Estaduais, a Superliga tem o seu reinício na temporada 2023/2024, com a disputa da Supercopa. Em seguida, doze equipes nas duas categorias, homens e mulheres, disputam o principal campeonato nacional do voleibol, a partir de novembro.

O Sesi/Bauru ganhou a última Supercopa feminina/Divulgação CBV/Inovafoto

Fechando o ano de 2023, em dezembro, às vésperas do Natal, a FIVB organiza o Mundial de clubes. Os campeões continentais da Europa, Ásia e América do Sul são uma das equipes garantidas na competição. Nas últimas edições houveram ainda convites, além da participação limitada de 6 times em cada naipe. A escolha das sedes também devem ser informadas ao longo do ano. Em 2022, Betim foi a cidade escolhida, no masculino, e Antalya na Turquia, no feminino.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s