DE VIRADA, BRASIL PASSA PELA BÉLGICA

O Brasil encerrou a sua participação na 2ª fase do Mundial feminino de vôlei 2022, com vitória. Jogando em Roterdã, na Holanda, em partida válida pelo grupo E, as brasileiras derrotaram a Bélgica, por 3×1, com parciais de 26/28, 25/17, 25/11, 25/16. A oposta brasileira Tainara foi a maior pontuadora do confronto, com 22 pontos. Pela Bélgica, a ponteira Herbots marcou 20 pontos. Com o resultado, o Brasil terminou a 2ª fase do Mundial 2022 na vice-liderança do grupo E. As brasileiras aguardam a definição do seu adversário na próxima fase da competição. Já a Bélgica enfrenta a China, neste Domingo, 9 de Outubro, às 7h30 da manhã, em busca de uma vaga nas quartas de final do Mundial 2022.

A oposta Tainara, em foco, foi um dos destaques do Brasil no jogo com a Bélgica/Divulgação FIVB

NÚMEROS

O Brasil tomou um susto da Bélgica na primeira parcial do jogo. As brasileiras tinham uma vantagem de 4 pontos no placar, mas deixaram as belgas empatarem o set. O Brasil errou mais do que a Bélgica na primeira parcial. Somente na primeira parcial, as brasileiras cederam 10 pontos em erros. Ao todo na partida, foram 18 pontos cedidos em erros das brasileiras contra 16 das belgas. Mas falando ainda na primeira parcial, o Brasil salvou três sets points da Bélgica, mas não teve jeito, o 1º set foi da Bélgica, 28/26.

Nas parciais seguintes, o Brasil impôs seu jogo no ataque. Juntas, as atacantes de extremidades brasileiras marcaram 55 pontos no fundamento. No jogo, o Brasil fez 69 pontos de ataque contra 44 da Bélgica. Como dito acima, Tainara foi a maior pontuadora do confronto, além de ser a atacante mais acionada por Macris, mas a ponteira Pri Daroit foi quem encerrou o duelo, com maior aproveitamento de ataque, de acordo com as estatísticas da FIVB.

Em relação aos outros jogos, o bloqueio brasileiro foi discreto. No total, o Brasil marcou 11 pontos de bloqueio na partida contra 8 pontos da Bélgica. A maior prova da queda do rendimento do bloqueio brasileiro nesse jogo, são os números finais da ponteira Herbots no ataque. Apesar do aproveitamento baixo, o Brasil não conseguiu anular completamente a principal atacante da Bélgica na partida.

Por fim, o serviço brasileiro fez um dos seus melhores jogos no Mundial 2022. Com 5 pontos diretos no fundamento contra 2 da Bélgica, o Brasil recuperou a confiança no jogo, com várias sequências no saque. O destaque no fundamento ficou por conta da levantadora Macris e da oposta Tainara. Juntas, elas foram responsáveis por 3 pontos no serviço, além de quebrar o passe belga em passagens pelo saque.

🇧🇷 BRASIL Macris (1), Tainara (22), Gabi (20), Pri Daroit (14), Carol (10), Carol Gattaz (9), Natinha (L). Entraram: Roberta (0), Kisy (1), Lorenne (0), Rosamaria (6), Nyeme (L), Lorena (2). Técnico: José Roberto Guimarães.

🇧🇪 BÉLGICA Van de Vyver (0), Van Avermaet (6), Herbots (20), Van Gestel (11), Lemmens (8), Janssens (4), Rampelberg (L). Entraram: Van Sas (1), Krenicky (1), Demeyer (0), Martin (0), Stragier (0), Guilliams (3). Técnico: Gert Van de Broek.

O bloqueio brasileiro em ação, contra a ponteira belga Herbots/Divulgação FIVB

PÓS – JOGO

Ao final do jogo, o técnico José Roberto Guimarães falou sobre o desempenho do Brasil na 2ª fase do Mundial, em entrevista para imprensa. “Fizemos três jogos consecutivos e a minha preocupação no jogo de hoje era com isso. Temos que retomar, deixar que elas respirarem um pouco, e estudar o nosso adversário das quartas de final. Esse campeonato é muito longo e desgastante. Precisamos de todas as jogadoras na melhor condição possível para esse jogo das quartas de final”.

As brasileiras aguardam China, Japão ou Bélgica nas quartas do Mundial 2022/Divulgação FIVB

OUTROS RESULTADOS

Grupo E Itália 3×0 China

Grupo F EUA 3×2 Tailândia

Grupo F Sérvia 3×0 Turquia

Grupo F Rep.Dominicana 2×3 Canadá

Grupo F Polônia 3×2 Alemanha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s