A seleção brasileira feminina de vôlei se recuperou no Mundial 2022, após derrota para o Japão. Jogando contra mais uma seleção asiática da competição, em partida válida pelo grupo D, as brasileiras venceram a China, por 3×1, com parciais de 23/25, 25/17, 25/22, 25/22. A oposta brasileira Tainara e a ponteira chinesa Yingying Li empataram na liderança da pontuação do jogo, com 22 pontos cada. Com o resultado, o Brasil quebrou a invencibilidade chinesa no Mundial 2022. Na próxima fase da competição, as brasileiras irão enfrentar no grupo E do torneio as seleções da Itália, Bélgica, Holanda e Porto Rico. A tabela dos jogos ainda será divulgada pela FIVB. Todos os jogos do Brasil serão transmitidos pelo SPORTV 2.

O JOGO
As chinesas começaram o jogo muito confiantes, principalmente na virada de bola. O Brasil não conseguia aproveitar as poucas chances de contra-ataques propiciadas pelo seu sistema defensivo. Em uma sequência no serviço de Tainara, as brasileiras quase empataram a primeira parcial. Mas, no fim, deu China, 25/23.
Na segunda parcial, o Brasil continuou a forçar o jogo no serviço. A marcação de bloqueio em cima da ponteira YingyingLi passou a ser tripla. O técnico chinês sentiu a pressão e trocou de levantadoras. Não deu certo! Com força de ataque, o Brasil empatou o jogo, em 25/17.
Na terceira parcial, para fugir do bloqueio adversário, Brasil e China fizeram um duelo de distribuição das levantadoras. A chinesa Diao passou a variar seu ataque, mas a estratégia do Brasil foi melhor. Com precisão nos levantamentos de Macris e inversões de 5×1, o Brasil fechou o set, em 25/22.
Na quarta parcial, a oposta chinesa Gong, recém recuperada de lesão, finalmente apareceu para o jogo, contribuindo no ataque. Mas já era tarde. Em comparação com o desempenho de Tainara, ela não conseguiu competir. O Brasil manteve o ritmo das parciais vencidas anteriormente, fechando o jogo, de virada, em 3×1.
🇧🇷 BRASIL Macris (3), Tainara (22), Gabi (17), Pri Daroit (13), Carol (8), Carol Gattaz (15), Natinha (L). Entraram: Roberta (0), Kisy (2), Lorenne (0). Técnico: José Roberto Guimarães.
🇨🇳 CHINA Diao (1), Gong (8), Yingying Li (22), Y. Wang (8), Yuan (14), Y. Wang (5), W. Wang (L). Entraram: Ding (0), Yang (6). Técnico: Cai Bin.

PÓS – JOGO
Ao final do jogo, a central Carol comentou sobre a vitória, em entrevista para a FIVB. “Estou muito, muito feliz! Sabíamos que seria um jogo difícil. Jogar contra a China é sempre muito difícil. Elas são altas, são fortes e vieram com todas essas vitórias que lhes deram confiança, enquanto ontem perdemos para o Japão. É por isso que para nós foi importante vencer este jogo hoje. Então parabéns à minha equipe! Todos que entraram ajudaram muito, e essa é a energia que precisamos para o torneio. Agora precisamos descansar, pensar nos próximos adversários e depois dar tudo o que temos. Todo jogo é uma final, então precisamos estar em forma e ter cuidado, porque queremos chegar à final.”

OUTROS RESULTADOS
Grupo C Bulgária 3×0 Cazaquistão
Grupo B Rep.Dominicana 2×3 Tailândia
Grupo A Porto Rico 3×1 Quênia
Grupo C Alemanha 2×3 Canadá
Grupo B Coreia do Sul 3×1 Croácia
Grupo D Colômbia 1×3 Rep.Tcheca
Grupo C EUA 0x3 Sérvia
Grupo B Polônia 2×3 Turquia