Pelo Mundial feminino de vôlei 2022, o Brasil foi derrotado pelo Japão, em seu quarto jogo na competição. Jogando na Holanda, em partida válida pelo grupo D, as brasileiras perderam para as japonesas, por 3×1, com parciais de 25/22, 25/19, 17/25, 25/20. A ponteira japonesa Inoue foi a maior pontuadora do confronto, com 27 pontos. Pelo Brasil, a ponteira Pri Daroit marcou 17 pontos. Com o resultado, o Brasil perdeu a invencibilidade no Mundial 2022. Na próxima rodada do grupo D, as brasileiras enfrentam a China, neste sábado, 1º de Outubro, às 9h da manhã, com transmissão do SPORTV 2. Já o Japão joga contra a Argentina, no domingo, 2 de Outubro, às 9h15.

NÚMEROS
Brasil e Japão entraram em quadra com ausências importantes. A central brasileira Carol e a ponteira japonesa Koga não disputaram a partida, em virtude de contusão. Analisando os números, as brasileiras sentiram a falta dos pontos de bloqueio da central Carol. O fundamento poderia ter feito a diferença para o Brasil, mas não foi o que aconteceu. O Brasil marcou apenas 6 pontos de bloqueio no jogo contra surpreendentes 5 pontos de bloqueio do Japão.
Já o Japão, não sentiu a falta de sua principal atacante no Mundial 2022. Pelo contrário, como dito acima, a ponteira Inoue foi a bola de desafogo japonesa, com quase 50% de eficiência no ataque. Tudo isso somente foi possível, pelo fato do Brasil não ter pressionado o Japão no serviço. Para se ter uma ideia, as japonesas terminaram o jogo com quase 10 pontos de ataque a mais do que o Brasil (64×55).
Além disso, o Brasil não soube aproveitar o número de pontos em erros cedidos pelo Japão. Ao todo, foram 22 pontos de erros do Japão contra 18 do Brasil. As japonesas erraram mais do que as brasileiras, em virtude da estratégia suicida no serviço. Falando nele, como dito acima, o serviço brasileiro não conseguiu quebrar o passe japonês, ao contrário do adversário asiático que fez 5 pontos diretos no fundamento contra 3 do Brasil.
🇧🇷 BRASIL Macris (1), Kisy (4), Gabi (12), Pri Daroit (17), Carol Gattaz (13), Júlia K (2), Natinha (L). Entraram: Roberta (1), Lorenne (0), Lorena (4), Rosamaria (1), Tainara (9). Técnico: José Roberto Guimarães
🇯🇵 JAPÃO Seki (1), Hayashi (16), Ishikawa (18), Inoue (27), Yamada (8), Yokota (3), Uchiseto (L). Entraram: Airi (0), Miyabe (0), Fukudome (L), Yoshino (0). Técnico: Manabe

PÓS – JOGO
Ao final do jogo, o técnico José Roberto Guimarães comentou sobre a derrota, em entrevista para a CBV. “Contra o Japão você tem que jogar pressionando o tempo inteiro. No quarto set, deixamos elas voltarem para o jogo e pagamos um preço alto por isso. No primeiro e segundo sets, corremos atrás do Japão o tempo todo e a nossa defesa não funcionou em nenhum momento. Temos que pensar na China porque em menos de 24 horas já vamos estar em quadra novamente. O Mundial é uma competição longa e temos que levantar a cabeça porque ainda tem muita coisa pela frente”.

OUTROS RESULTADOS
Grupo C Sérvia 3×0 Cazaquistão
Grupo D China 3×0 Rep.Tcheca
Grupo C Bulgária 1×3 Canadá
Grupo D Colômbia 2×3 Argentina
Grupo C EUA 3×0 Alemanha
Grupo A Holanda 1×3 Bélgica