Pelo Mundial masculino de vôlei 2022, o Brasil conquistou classificação para às quartas de final da competição. Jogando em Gliwice, na Polônia, em disputa válida pelas oitavas de final, os brasileiros bateram o Irã, em sets diretos, com parciais de 25/17, 25/22, 25/23. O sistema defensivo do Brasil foi o grande destaque da partida. Os iranianos tiveram muitas dificuldades para colocar a bola no chão. O ponteiro brasileiro Leal foi o maior pontuador do confronto, com 20 pontos. Pelo Irã, três ponteiros empataram na liderança da pontuação de sua seleção, com 8 pontos cada. Com o resultado, o Brasil enfrenta os argentinos nas quartas de final do Mundial 2022. Já os iranianos foram eliminados do torneio.

NÚMEROS
Os brasileiros foram superiores no ataque graças ao seu sistema defensivo. No total, o Brasil marcou 41 pontos no fundamento, entre ataques e contra-ataques, contra 32 pontos do Irã. Os brasileiros também foram melhores do que o Irã no serviço. Ao todo, marcaram 7 pontos diretos no fundamento contra 5 do Irã. O Brasil errou menos que os iranianos, com 18 pontos cedidos contra 21 da seleção iraniana. Apesar de apresentar um grande volume de jogo, o Brasil foi inferior que o Irã no bloqueio, com 6 pontos diretos contra 7 do Irã.
🇧🇷 BRASIL Cachopa (2), Wallace (7), Leal (20), Rodriguinho (8), Flávio (8), Lucão (8), Thales (L). Entraram: Bruninho (1), Felipe Roque (0), Adriano (0). Técnico: Renan Dal Zotto
🇮🇷 IRÃ Vadi (1), Amin (3), Manavi (8), Ebadipour (8), Mojarad (2), Toukhtek (7), Hazratpour (L). Entraram: Kazemi (7), Javad (0), Esfandiar (8). Técnico: Ataei Nouri

PÓS – JOGO
Ao final da partida, o central Lucão concedeu entrevista para o SPORTV. “A gente tinha marcado muito bem o outro levantador. Esse levantador que entrou tinha jogado pouco, o Schwanke que conhece ele um pouco mais, tinha passado alguma coisa pra gente. Eles mudaram bastante jogadores que ainda não tinham atuado tanto, tirando o camisa 12 que era o ponteiro. Então isso muda um pouco na estrutura, até a gente conseguir se adaptar bem, saber a leitura, saber como vai funcionar o jogo, demora um pouquinho. Mas a gente teve momentos onde estávamos atrás, que o importante foi ter paciência para buscar, passar na frente e fechar o jogo. Isso foi muito positivo, principalmente na terceira parcial”.
PRÓXIMA FASE
Como dito acima, o Brasil terá pela frente a seleção da Argentina, nas quartas de final do Mundial masculino de vôlei 2022. O confronto acontece na próxima quinta-feira, 8 de Setembro, às 12h30, com transmissão do SPORTV 2 e do canal Volleyball World no streaming da FIVB.
