OS GRUPOS DO MUNDIAL MASCULINO 2022

Começa na próxima sexta-feira, 26 de Agosto, o Campeonato Mundial masculino de vôlei 2022. Anteriormente prevista para acontecer na Rússia, a competição será disputada na Polônia e Eslovênia, até o dia 11 de Setembro, devido à guerra da Ucrânia. Pela primeira vez em 20 anos, o Brasil não é considerado favorito ao título. França, Polônia e Estados Unidos, não necessariamente nessa ordem, são as seleções que despontam na briga pela conquista do Mundial 2022. Um segundo grupo de seleções correm por fora. São elas: Brasil, Itália, Japão, Eslovênia, Argentina, Sérvia, Irã, Canadá e Bulgária. Os brasileiros estreiam no Mundial 2022 contra Cuba, pelo grupo B, no jogo de abertura, nesta sexta-feira, às 6h da manhã, com transmissão do SPORTV 2. Confira abaixo, uma análise dos grupos do Mundial masculino 2022.

GRUPO A 🇺🇦UCRÂNIA 🇷🇸SÉRVIA 🇵🇷PORTO RICO 🇹🇳TUNÍSIA

Após a exclusão da Rússia da disputa do Mundial 2022, a Ucrânia foi a seleção escolhida para entrar em seu lugar. Nesta chave, a Sérvia deve sobrar. Mas é bom a seleção da Sérvia ficar atenta aos adversários da 1ª fase. Porto Rico é o atual campeão da Norceca e dará trabalho. Além disso, a Tunísia terá a chance nesse grupo de realizar a sua melhor campanha na história do Mundial. Já Ucrânia pode surpreender, se conseguir avançar para a fase eliminatória da competição.

JOGO CHAVE – 28/08 13:30 SÉRVIA 🇷🇸 x 🇵🇷 PORTO RICO

GRUPO B 🇧🇷BRASIL 🇯🇵JAPÃO 🇨🇺CUBA 🇶🇦CATAR

Aqui em Minas, tem um ditado que diz: “O apressado come cru”. Muito bem, há um ano atrás, quando foram anunciados os grupos do Mundial masculino 2022, muitos analistas precipitados disseram que o Brasil caiu em uma chave fácil. Um ano depois, esses mesmos analistas estão dizendo agora que os brasileiros correm o risco de serem eliminados na 1ª fase. Nem uma coisa, nem outra. O Brasil está em um grupo complicado, mas eliminação na 1ª fase, na visão do blog é exagero. Cubanos e japoneses serão adversários difíceis, mas não invencíveis. O grupo está em aberto.

JOGOS CHAVES – 26/08 06:00 BRASIL 🇧🇷 X 🇨🇺CUBA, 28/08 09:00 🇧🇷 BRASIL X 🇯🇵 JAPÃO, 30/08 09:00 JAPÃO 🇯🇵 X 🇨🇺CUBA

GRUPO C 🇵🇱POLÔNIA 🇺🇸EUA 🇧🇬BULGÁRIA 🇲🇽MÉXICO

Jogando em casa, a Polônia terá o apoio da torcida para enfrentar os Estados Unidos. As duas seleções são consideradas favoritas ao título. O confronto entre elas, será decisivo para a liderança do grupo C, mas não para o cruzamento eliminatório. Isso porque, como país sede, a Polônia ganhou o privilégio de ser cabeça de chave nas oitavas-de-final, mesmo se não avançar em 1º lugar do grupo C. Além disso, não podemos esquecer que a Bulgária reforçada em relação à VNL 22, é uma seleção tradicional. Por tudo isso, o grupo C é tido como um dos mais complicados do Mundial 2022.

JOGOS CHAVES – 26/08 15:30 POLÔNIA 🇵🇱 X 🇧🇬BULGÁRIA, 28/08 12:30 EUA 🇺🇸 X 🇧🇬 BULGÁRIA, 30/08 15:30 POLÔNIA 🇵🇱 X 🇺🇸EUA

GRUPO D 🇫🇷FRANÇA 🇸🇮ESLOVÊNIA 🇩🇪ALEMANHA 🇨🇲CAMARÕES

Atual campeã olímpica e da Liga das Nações, a França é a favorita do grupo D. No entanto, jogando em casa, a Eslovênia é um problema na 1ª fase para os franceses. Para se ter uma ideia, em 2021, sob o comando de Bernardinho, a França foi eliminada do Europeu pela República Checa, no domínio adversário. Também não podemos esquecer dos Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. Pelo histórico, a França encontra dificuldades em jogar dentro da casa do oponente. Fechando o grupo D, a Alemanha entra como azarão e favorita ao 3º lugar da chave.

JOGO CHAVE – 28/08 15:30 FRANÇA 🇫🇷 X 🇸🇮ESLOVÊNIA

GRUPO E 🇮🇹ITÁLIA 🇨🇦CANADÁ 🇨🇳CHINA 🇹🇷TURQUIA

À primeira vista, a Itália não teria problemas em um grupo com Canadá, China e Turquia. Mas, é bom recordar a estreia dos Jogos de Tóquio, quando os italianos tiveram dificuldades para bater os canadenses, no tie-break. Além disso, China e Turquia são duas seleções em ascensão. Os chineses conseguiram vencer o Brasil, em pleno ginásio Nilson Nelson, em Brasília, por 3×0. Já os turcos, querem alçar voos mais altos, assim como a sua seleção feminina, 15 anos atrás. Portanto, é bom os italianos ficarem bem espertos com esse grupo.

JOGO CHAVE – 26/08 16:15 ITÁLIA 🇮🇹 X 🇨🇦CANADÁ

GRUPO F 🇦🇷ARGENTINA 🇮🇷IRÃ 🇪🇬EGITO 🇳🇱HOLANDA

Para o blog, o grupo F é a chave da morte. Todas as quatro seleções possuem condições de avançar de fase. Os argentinos, após o bronze em Tóquio, largam na frente. Já o Irã, em processo de renovação, demonstrou força na VNL 22. Problemas internos divulgados recentemente podem atrapalhar. Os holandeses querem retomar o protagonismo de outrora. A esperança está na performance do oposto Nimir. Por fim, o Egito que já disputou Jogos Olímpicos, e não é fraco. Pelo contrário, sempre foi uma seleção que não entrega os pontos facilmente.

JOGOS CHAVES – Toda a programação do grupo F

A Polônia é atual bicampeã mundial/Divulgação FIVB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s