A 3ª SEMANA DA VNL FEMININA 2022

Foi encerrada a fase regular da VNL feminina 2022. Em sua terceira semana de competições, a Liga das Nações feminina definiu os classificados para os Playoffs em Ancara, a partir do dia 13 de Julho. Turquia, como país sede, ficou em 1º lugar geral. Na sequência, pela ordem, os classificados foram: Estados Unidos, Brasil, Itália, China, Japão, Sérvia e Tailândia. Os confrontos de quartas-de-final, em cruzamento olímpico, ficaram da seguinte forma: Turquia x Tailândia, EUA x Sérvia, Brasil x Japão, Itália x China. Confira abaixo, alguns detalhes da terceira semana da VNL feminina 2022.

CAMPEONATO ASIÁTICO

Após passar por uma prova de fogo em Brasília, contra seleções europeias, a seleção brasileira feminina de vôlei passou por um teste de paciência, em Sófia, na Bulgária. O Brasil encarou três das quatro seleções asiáticas da competição. Pela frente: China, Coreia do Sul e Tailândia. A exceção foi o Japão, adversário do Brasil nas quartas-de-final, no dia 13 de Julho. Mesmo rodando o elenco, até mesmo como uma preparação para o jogo com as nipônicas, as brasileiras venceram as três partidas contra as seleções asiáticas. O duelo mais difícil, como previsto, foi com a China. Mas, também o jogo com a Tailândia foi um dos destaques. A resiliência das tailandesas quase surpreendeu o Brasil, podendo ser aproveitada como trunfo contra o Japão, na fase eliminatória da competição.

INVENCIBILIDADE

Falando de seleções asiáticas, o Japão perdeu a invencibilidade na VNL 22. Até então líderes do torneio, com 8 vitórias em 8 jogos, as japonesas foram derrotas pela Holanda, na sede do Canadá. Utilizando um time alternativo, o Japão não conseguiu superar o bloqueio holandês, maior responsável pela vitória. Pela primeira vez na competição, a oposta holandesa Celeste Plak entrou na partida como titular. Muito se falou nas redes sociais, durante a semana, que o Japão poderia estar escolhendo o seu adversário no mata-mata. Mas, a única coisa concreta é que o Japão foi derrotado 4 vezes na terceira semana de VNL 22. Seja como for, provavelmente, esse confronto entre Japão e Holanda irá acontecer no Mundial 2022, na 2ª fase. Are you ready?

O bloqueio holandês marcou 16 pontos contra o Japão/Volleyball World/Divulgação FIVB

ZEBRA CANADENSE

Se você ficou surpreso com a vitória da Holanda sobre o Japão, é bom assistir aos melhores momentos do jogo entre Canadá e Turquia. As canadenses deram uma aula de como derrotar a poderosa seleção turca. Simplesmente, o Canadá anulou as ponteiras da Turquia. Sobrecarregada, a oposta Karakurt não deu conta do serviço sozinha. Resultado: com o apoio da torcida, vitória por 3×1 do Canadá. No link abaixo, você pode recuperar o tempo perdido, assistindo os melhores momentos desse confronto entre Canadá e Turquia.

O MELHOR JOGO DA SEMANA

72 horas depois e duas vitórias contra Japão e Holanda, a Turquia protagonizou com os Estados Unidos, o melhor jogo da semana, no sábado, 2 de Julho. A tônica do confronto foi o equilíbrio, ou seja, ponto lá, ponto cá. Seria uma prévia da final? Pois bem, a Turquia solucionou a impotência de suas ponteiras, com a entrada de Sahi. Nos Estados Unidos, o destaque foi a ponteira Bajema. A Turquia tinha três pontos de vantagem no tie-break, mas uma passagem da oposta Drews pelo serviço mudou o jogo. Ela conseguiu dois pontos diretos de saque. No fim, deu a lógica, vitória norte-americana, com 18/16.

REBAIXAMENTO

A Bélgica bem que tentou, mas não conseguiu escapar do rebaixamento. Na luta com Bulgária, República Dominicana, Canadá e Polônia, a Bélgica acabou caindo. Até a última rodada, a disputa direta era com a Bulgária. Mesmo vencendo o Japão, sensação da temporada, as belgas sucumbiram porque a Bulgária conquistou uma vitória contra a Polônia. Infelizmente, em 2023, não teremos a presença da ponteira belga Herbots na Liga das Nações. Arrivederci!

A ponteira belga Herbots lidera as estatísticas de pontuação da VNL 22, com 306 pontos/Volleyball World/Divulgação FIVB

*Errata O blog publicou que a Bélgica não disputaria a VNL em 2023. Na verdade, a Bélgica terá a chance de jogar a Liga das Nações 2023 caso vença a Challenger Cup no fim do mês de Julho, na Croácia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s