Foi encerrada a primeira semana de competições da Liga das Nações masculina de vôlei 2022. Após 4 jogos para cada seleção, os Estados Unidos lideram o torneio de forma invicta. O Brasil aparece entre os oitos primeiros classificados, com 2 vitórias e 2 derrotas. A seleção brasileira masculina sofreu duas derrotas consecutivas, nos dois últimos jogos, para os Estados Unidos e a China. Dividem a mesma posição com o Brasil, com campanha idêntica, mas com vantagem nos critérios de desempate, as seleções da Holanda, Sérvia e Eslovênia. Confira abaixo alguns destaques da primeira semana da VNL masculina 22.
MAIOR PONTUADOR
Apesar da má apresentação contra Estados Unidos e China, o Brasil mostrou alguns aspectos positivos. Além do crescimento no serviço, o oposto Alan foi o destaque da seleção na primeira semana de VNL 2022. Recuperado de contusão, ele não jogou a temporada de clubes, Alan aparece como maior pontuador da competição até o momento. No total, ele já marcou 78 pontos, sendo 66 no ataque, 9 de bloqueio e 3 no serviço. Para se ter uma ideia do seu desempenho, o segundo melhor colocado em pontuação do Brasil, o ponteiro Rodriguinho, aparece quase acima da trigésima posição.
LIDERANÇA NORTE-AMERICANA
A seleção norte-americana demonstrou força na primeira semana de VNL 2022. Com o retorno do ponteiro Russel, ele não disputou os Jogos de Tóquio, por contusão, os Estados Unidos ganharam em rodagem. Liderados por ele, um elenco reformulado foi apresentado em Brasília. O resultado foi mais que positivo para os norte-americanos. Com vitórias sobre Eslovênia, Holanda, Japão e Brasil, os Estados Unidos lideram a VNL 2022. Detalhe: o oposto Anderson, um dos melhores jogadores do mundo, ficou de fora nesta primeira semana. Ele deve ser utilizado mais adiante na competição.

VITÓRIA CHINESA
Um dos maiores destaques da primeira semana, foi a vitória histórica da China sobre o Brasil. Em jogos da FIVB, foi a primeira vez na história que a seleção masculina chinesa venceu o Brasil. O resultado terá consequências no ranking internacional. Como a disputa por uma vaga olímpica, se dará pelo ranking, a China pode sonhar com os Jogos de Paris 2024. Seus maiores adversários são: Irã, Japão e Austrália.

RANKING INTERNACIONAL
Como dito acima, esse resultado surpreendente da China sobre o Brasil, teve consequências no ranking internacional. O Brasil perdeu a liderança no ranking internacional, após quase 20 anos em 1º lugar. Os poloneses assumiram a ponta do ranking, com 379 pontos contra 370 do Brasil. É bom destacar que, o ranking da FIVB sofreu modificações na sua metodologia nos últimos dois anos. Além disso, como ressaltado acima, ele servirá como base para classificação olímpica para quem não conseguir a vaga nos torneios qualificatórios de 2023.
TORCIDA IRANIANA
Para encerrar, um dos destaques da VNL 2022 em Brasília, foi a presença da torcida feminina iraniana. Como todos sabem, no país islâmico, a presença de mulheres nos ginásios é proibida. Mas, na capital federal brasileira, as mulheres iranianas marcaram a sua presença! Carismáticas, elas torceram fervorosamente para a sua seleção, como se estivessem em seu país natal. Repleta de embaixadas, Brasília foi a escolha ideal para que tal fato histórico ocorresse.
