A 1ª SEMANA DA VNL MASCULINA 2022

Foi encerrada a primeira semana de competições da Liga das Nações masculina de vôlei 2022. Após 4 jogos para cada seleção, os Estados Unidos lideram o torneio de forma invicta. O Brasil aparece entre os oitos primeiros classificados, com 2 vitórias e 2 derrotas. A seleção brasileira masculina sofreu duas derrotas consecutivas, nos dois últimos jogos, para os Estados Unidos e a China. Dividem a mesma posição com o Brasil, com campanha idêntica, mas com vantagem nos critérios de desempate, as seleções da Holanda, Sérvia e Eslovênia. Confira abaixo alguns destaques da primeira semana da VNL masculina 22.

MAIOR PONTUADOR

Apesar da má apresentação contra Estados Unidos e China, o Brasil mostrou alguns aspectos positivos. Além do crescimento no serviço, o oposto Alan foi o destaque da seleção na primeira semana de VNL 2022. Recuperado de contusão, ele não jogou a temporada de clubes, Alan aparece como maior pontuador da competição até o momento. No total, ele já marcou 78 pontos, sendo 66 no ataque, 9 de bloqueio e 3 no serviço. Para se ter uma ideia do seu desempenho, o segundo melhor colocado em pontuação do Brasil, o ponteiro Rodriguinho, aparece quase acima da trigésima posição.

LIDERANÇA NORTE-AMERICANA

A seleção norte-americana demonstrou força na primeira semana de VNL 2022. Com o retorno do ponteiro Russel, ele não disputou os Jogos de Tóquio, por contusão, os Estados Unidos ganharam em rodagem. Liderados por ele, um elenco reformulado foi apresentado em Brasília. O resultado foi mais que positivo para os norte-americanos. Com vitórias sobre Eslovênia, Holanda, Japão e Brasil, os Estados Unidos lideram a VNL 2022. Detalhe: o oposto Anderson, um dos melhores jogadores do mundo, ficou de fora nesta primeira semana. Ele deve ser utilizado mais adiante na competição.

A seleção norte-americana lidera a VNL 22, com 11 pontos/Volleyball World/Divulgação FIVB

VITÓRIA CHINESA

Um dos maiores destaques da primeira semana, foi a vitória histórica da China sobre o Brasil. Em jogos da FIVB, foi a primeira vez na história que a seleção masculina chinesa venceu o Brasil. O resultado terá consequências no ranking internacional. Como a disputa por uma vaga olímpica, se dará pelo ranking, a China pode sonhar com os Jogos de Paris 2024. Seus maiores adversários são: Irã, Japão e Austrália.

Os chineses calaram o ginásio Nilson Nelson, em Brasília/Volleyball World/Divulgação FIVB

RANKING INTERNACIONAL

Como dito acima, esse resultado surpreendente da China sobre o Brasil, teve consequências no ranking internacional. O Brasil perdeu a liderança no ranking internacional, após quase 20 anos em 1º lugar. Os poloneses assumiram a ponta do ranking, com 379 pontos contra 370 do Brasil. É bom destacar que, o ranking da FIVB sofreu modificações na sua metodologia nos últimos dois anos. Além disso, como ressaltado acima, ele servirá como base para classificação olímpica para quem não conseguir a vaga nos torneios qualificatórios de 2023.

TORCIDA IRANIANA

Para encerrar, um dos destaques da VNL 2022 em Brasília, foi a presença da torcida feminina iraniana. Como todos sabem, no país islâmico, a presença de mulheres nos ginásios é proibida. Mas, na capital federal brasileira, as mulheres iranianas marcaram a sua presença! Carismáticas, elas torceram fervorosamente para a sua seleção, como se estivessem em seu país natal. Repleta de embaixadas, Brasília foi a escolha ideal para que tal fato histórico ocorresse.

A torcida feminina iraniana esteve presente em Brasília/Volleyball World/Divulgação FIVB

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s