Começam hoje as finais da Superliga Masculina 2021/2022. Minas e Cruzeiro disputam o título da temporada. Pela primeira vez na história da competição, duas equipes mineiras estão nas finais do torneio. O Minas está em busca do seu quinto título de Superliga. Há 15 anos não vence a competição. Já o Cruzeiro, em sua nona final, pode ser heptacampeão da Superliga Masculina. A decisão acontece em série melhor de três. Ao contrário do naipe feminino, como líder da fase regular, o Minas possui a vantagem do mando de quadra. Confira abaixo, alguns detalhes da disputa do título da temporada da Superliga Masculina 2021/2022.
Fiat/Minas x Sada/Cruzeiro
Historicamente, o Minas sempre teve dificuldades para enfrentar o Cruzeiro. Mesmo em boa fase, o Minas não foi páreo para o Cruzeiro no último Sul-Americano. Apesar disso, o Minas tem condições de conquistar o título da temporada. Mesmo com o oposto Vissoto em recuperação de lesão, o Minas mostrou que possui elenco, nas semifinais contra o Vôlei Guarulhos. Utilizando o cubano Sanchez na posição, ele foi eleito o melhor jogador em quadra, nos dois jogos das semifinais. Agora nas finais, o Minas terá no maestro William, o caminho para a vitória. Seu desempenho contra o Vôlei Guarulhos, na armação das jogadas, foi crucial para a escolha de Sanchez como melhor jogador.

Atualmente no vôlei masculino, forçar o jogo no serviço, é fundamental para vencer. Sendo esta uma das principais características do Cruzeiro, não será novidade para ninguém, que o saque deve ser a principal estratégia do time celeste, para não deixar William jogar. Além disso, o volume de jogo cruzeirense no fundo de quadra, pode fazer a diferença nas finais. Contra um ataque de força, nas semifinais, diante do Sesi/SP, o Cruzeiro minou o poder ofensivo adversário, no jogo 2. Fora isso, individualmente, o Cruzeiro possui mais jogadores com capacidade de decisão, como Wallace e López, do que o rival Minas.

FINAIS
23/04 21:30 Cruzeiro x Minas
01/05 10:00 Minas x Cruzeiro
Se necessário
08/05 10:00 Minas x Cruzeiro
* Todos os jogos serão transmitidos pelo SPORTV 2. O jogo 2 e 3 terão também transmissão da TV Globo.