FIVB ANUNCIA MUDANÇA NA CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA

No começo do mês de Abril, a Federação Internacional de Vôlei (FIVB) anunciou mudanças no processo de classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024. Ao contrário do último ciclo, a disputa por seis vagas diretas na Olimpíada acontecerá com 24 seleções divididas em 3 grupos, com 8 seleções cada.

Em 2019, o Pré-Olímpico para os Jogos de Tóquio ocorreu com as mesmas 24 seleções melhores ranqueadas, porém divididas em 6 grupos, com 4 seleções cada. Outra mudança prevista é que ao invés de uma apenas uma vaga olímpica por grupo, agora, serão duas vagas olímpicas.

No último trimestre de 2022, a FIVB deve anunciar as sedes dos Pré-Olímpicos. Os torneios acontecem em 2023. No naipe feminino, entre os dias 16 e 23 de Setembro. Já no naipe masculino, entre os dias 30 de Setembro e 8 de Outubro.

Vagas continentais

Além dessas mudanças, a FIVB também anunciou outras modificações no processo qualificatório. Os torneios de Pré-Olímpicos continentais foram abolidos. Dessa forma, as cinco vagas restantes dos Jogos de Paris serão definidas pelo ranking da FIVB, após a Liga das Nações 2024. O primeiro critério será utilizar o ranking para os continentes não representados pelos classificados no Pré-Olímpico 2023. Um exemplo provável, seria um país do continente africano. Resolvido isso, as outras vagas ficarão com os países melhores ranqueados, independentemente do continente.

Formato olímpico

Além disso, a FIVB alterou o formato de disputa dos Jogos Olímpicos de Paris. Seguindo o exemplo do basquete em Tóquio, visando a recuperação física dos atletas, a FIVB anunciou que ao invés de 8 partidas para conquista do ouro olímpico, agora serão necessárias 6 partidas. Para isso, na 1ª fase, as doze seleções serão divididas em 3 grupos com 4 seleções cada, ao invés de dois grupos, com 6 seleções cada.

A França é a atual campeã olímpica/Yuri Cortez/AFP

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s