Foram decididos os confrontos das oitavas-de-final do Campeonato Europeu masculino de vôlei 2021. Disputada em 4 sedes, na Polônia, República Checa, Finlândia e Estônia, a 1ª fase da competição reuniu 24 seleções do continente, divididas em 4 grupos, com 6 países cada. A quatro primeiras de cada chave avançaram para a fase eliminatória do torneio. Os confrontos definidos para as oitavas-de-final são os seguintes: Polônia x Finlândia, Rússia x Ucrânia, França x Rep. Checa, Eslovênia x Croácia, Holanda x Portugal, Sérvia x Turquia, Itália x Letônia, Alemanha x Bulgária.
Fase de grupos
Sobre a 1ª fase, um dos destaques da competição até o momento, é a campanha da Holanda. Em um grupo difícil, com a Rússia, atual vice-campeã olímpica, os holandeses avançaram de fase, em 1º lugar da chave C, com 4 vitórias em 5 jogos. Também desse grupo, outra surpresa da competição: a Turquia. Apesar de avançar em 3º lugar da chave, os turcos bateram a Rússia no confronto direto, por 3×1, na abertura do Europeu, aproveitando-se dos desfalques adversários.

Além dos holandeses, avançaram de fase na liderança de seus grupos, as seleções da Polônia, Itália e França. Todas elas estão invictas. A melhor campanha pertence a França, com apenas uma parcial perdida até o momento. Em seguida, a Itália, com duas vitórias, por 3×1, e três vitórias por 3×0. Na sequência, a Polônia, com 4 parciais perdidas. Em uma chave, um pouco mais complicada, a Polônia precisou do tie-break para superar a Sérvia.

De um modo geral, na 1ª fase, tudo correu como o previsto. Talvez, uma das decepções, tenha sido a seleção da Bélgica. Os belgas já frequentaram decisões da Liga Mundial, nos últimos anos, mas em grupo com Portugal, Ucrânia e Grécia, não conseguiram avançar de fase.
Seguindo esse raciocínio, pelo grupo B, a Bulgária chegou a última rodada, precisando vencer a Bielorrússia, para se classificar, com Itália, República Checa, Eslovênia e Montenegro na mesma chave. Conseguiram o resultado, por 3×1, mas não sem sobressaltos.
Ao final do jogo, o oposto búlgaro Sokolov comentou sobre a dificuldade do jogo, em entrevista na área de imprensa para a Confederação Europeia de vôlei. “Foi difícil para nós, mas estou muito feliz. Foi um grande jogo. Se perdêssemos, iríamos para casa. Felizmente vencemos e continuamos no torneio. Lutamos muito no final e fomos recompensados por isso”.
