Após o encerramento dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o técnico Renan Dal Zotto convocou 14 jogadores para a disputa do Sul-Americano masculino 2021. Com relação à lista da Olimpíada, cinco atletas ficaram de fora. São eles: Leal, Wallace, Maurício Souza, Douglas Souza e Maurício Borges.
As novidades para a competição continental são: o oposto Abouba, o centrais Pingo e Flávio, os ponteiros João Rafael, Vaccari e Adriano, e o líbero Maique. Também compõem o grupo brasileiro os seguintes jogadores: o levantadores Bruninho e Cachopa, o ponteiro Lucarelli, o oposto Alan, o líbero Thales e os centrais Lucão e Isac.
Em entrevista para a assessoria da CBV, o ponteiro João Rafael comentou sobre a expectativa para o Sul-Americano 2021. “O Brasil sempre chega com uma responsabilidade muito grande em todas as competições e no Sul-Americano não é diferente. Estou muito feliz em ser convocado novamente. A Liga das Nações foi um campeonato muito especial, que me deu mais uma bagagem muito interessante, e agora vamos com tudo em busca de mais essa conquista”.
O Sul-Americano 2021 será disputado em Brasília, capital federal, entre os dias 1º e 5 de Setembro. Todos os jogos terão transmissão do SPORTV. Participam da competição as seleções do Brasil, Argentina, Chile, Peru, Colômbia e Venezuela. O Brasil defende uma hegemonia de quase 60 anos no torneio. Em 33 edições, venceu o campeonato por 32 vezes. Em 1964, o Brasil não disputou o Sul-Americano.
Fonte: CBV