AS CHANCES DE CLASSIFICAÇÃO NA 1ª FASE

Começa hoje a última rodada da 1ª fase dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. Nos dois naipes, o Brasil já garantiu classificação para a fase eliminatória da competição. Entre as mulheres, o Brasil praticamente consolidou a liderança do grupo A. Entre os homens, a posição final do grupo B ainda está em aberto. Ainda estão em jogo, a classificação de outras seleções para a próxima fase, tanto no feminino, quanto no masculino.

No momento, no naipe masculino, os brasileiros estão em 2º lugar da chave, com 3 vitórias e 1 derrota, com 8 pontos. Para não avançar de fase em 4º lugar, fugindo do confronto com a Polônia, o Brasil precisa vencer a França na noite de hoje. Caso saia derrotado, por 3×0 ou 3×1, os brasileiros dependerão do resultado do jogo entre Argentina x EUA. Se perder por 3×2, com vitória dos Estados Unidos, por 3×0 ou 3×1, a ordem de classificação será decidida no point average com a França.

Já a situação no naipe feminino é um pouco mais confortável. Após a vitória sobre a Sérvia, atual campeã mundial, o Brasil necessita apenas vencer a frágil seleção africana do Quênia. Confirmando o favoritismo, as brasileiras avançarão de fase, em 1º lugar do grupo A. Ficando no aguardo para conhecer o seu adversário nas quartas-de-final, que vira do embolado grupo B.

Definição de vagas

Como foi dito acima, ainda estão em aberto, vagas para a fase eliminatória dos Jogos Olímpicos. Na categoria feminina, pelo grupo A, o Japão, anfitrião dos Jogos, briga pela 4ª vaga da chave, no confronto direto contra a República Dominicana. Quem perder estará fora da Olimpíada. A partida decisiva está marcada para segunda-feira, 2 de Agosto, às 7h40 da manhã.

No outro grupo dos Jogos de Tóquio, os 4 classificados já são conhecidos, após uma combinação de resultados, na 4ª rodada, que eliminou qualquer chance da China. Falta definir as posições da chave. Como no grupo A, teremos dois confrontos diretos. Um pela liderança, entre Itália e Estados Unidos. Outro, que definirá o adversário do Brasil, entre Turquia e Comitê Olímpico Russo.

Se a Turquia derrotar as representantes russas, o Comitê Russo ou os Estados Unidos será o adversário do Brasil. Caso as turcas sejam derrotadas, o Comitê Russo foge do Brasil, e ainda tem chances de liderar o grupo. Para isso, precisa contar com uma derrota da Itália contra os Estados Unidos, pelo mesmo placar de sua vitória contra a Turquia. Já se a Itália vencer, será líder da chave. Os Estados Unidos ficarão em 1º com uma vitória sobre a Itália, combinada de derrota do Comitê Russo.

Masculino

Já na categoria masculina, pelo grupo A, Japão e Irã brigam pela última vaga nas quartas-de-final, em confronto direto. Quem vencer deve ficar em 3º lugar do grupo. Isso porque o 3º colocado da chave, Canadá, terá pela frente a Polônia, favorita ao ouro olímpico. Só uma vitória garante o 3º lugar para os canadenses e a liderança do grupo para os poloneses.

Pelo grupo do Brasil, franceses, argentinos e norte-americanos estão embolados. A França precisa de dois sets para garantir a classificação. Já a Argentina e os Estados Unidos se enfrentam no confronto direto pela vaga. Se os Estados Unidos vencer, a Argentina estará eliminada. Se a Argentina ganhar, os Estados Unidos estarão eliminados.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s