O Brasil é finalista da VNL feminina 2021. Pela semifinal da competição, jogando na bolha de Rimini na Itália, as brasileiras bateram a japonesas, por 3×1, com parciais de 25/15, 25/23, 29/31, 25/16. Com o resultado, o Brasil chega pela segunda vez nas finais da VNL. Anteriormente, em 2019, a seleção brasileira feminina foi vice-campeã, perdendo a decisão para os Estados Unidos.
No jogo de hoje, o sistema defensivo brasileiro foi fundamental para a vitória. Mais uma vez na competição, o bloqueio do Brasil foi decisivo. Foram 13 pontos diretos no fundamento. A oposta Tandara foi a maior pontuadora do confronto, com 23 pontos. Pelo Japão, as ponteiras Ishikawa e Koga marcaram 18 pontos cada.
Amanhã, às 14h30, o Brasil entra em quadra, para a grande final da Liga das Nações 2021. O adversário brasileiro será conhecido logo mais, às 14h30, após o confronto entre Estados Unidos e Turquia. Já as japonesas, também aguardam o resultado desse jogo, para a disputa do bronze, também amanhã, às 11h.
BRASIL Macris, Tandara, Gabi, Garay, Bia, Carol Gattaz, Brait (L). Entraram: Roberta, Sheilla, Rosamaria, Natália, Carol. Técnico: José Roberto Guimarães
JAPÃO Momii, Kurogo, Ishikawa, Koga, Araki, Shimamura, Kobata (L). Entraram: Hayashi, Nabeya, Tashiro. Técnica: Kumi Nakada
