O CLÁSSICO DOS MILHÕES

Na virada do milênio, a Superliga Feminina ganhou um presente! O reconhecimento das “massas”. Apesar de não ser exibida na TV aberta, a temporada 2000/2001 obteve grande repercussão, a maior até aquele momento da história da competição, graças a participação de dois gigantes do futebol brasileiro: Vasco e Flamengo. E o sucesso não foi somente fora das quadras. Tecnicamente, a 7ª edição da Superliga Feminina foi uma das mais equilibradas de todos os tempos, entrando para os anais do torneio. Tudo isso, por mais incrível que possa parecer, sem que os dois grandes favoritos ao título, rubro-negro e cruz-maltino, honrassem com os pagamentos de salários das jogadoras. Até hoje, ainda existem pendências na justiça.

O Vasco liderou a fase regular. O Flamengo ficou em segundo. Também eram forças com chances de título o MRV/Minas, o Rexona/Paraná e o BCN/Osasco. Corria por fora, porém em grande jornada, o tradicional Pinheiros. Também é digno de nota, a campanha surpreendente de outro clube paulista, o São Caetano, que deu muito trabalho, até mesmo para os favoritos Vasco e Flamengo.

Nas semifinais, algo que nunca se repetiu na história da Superliga Feminina. Vagas nas finais, decididas apenas no 5º jogo, nos dois confrontos: Vasco x Rexona, Flamengo x Minas. Na série semifinal, entre o time de Fernanda Venturinni contra o do técnico e marido Bernardinho, o Vasco saiu na frente, vencendo os dois primeiros jogos. Em grande recuperação, o Rexona empatou a série em 2×2, mas sucumbiu no jogo 5, no Rio de Janeiro, por 3×0.

No outro confronto das semifinais, o Flamengo saiu na frente, mas o Minas virou a série, para 2×1, com uma vitória no jogo 3 dentro do domínio adversário. Porém, em BH, no ginásio Pio XII, a Arena estava em reforma, no jogo 4, o Minas perdeu a chance de ouro de chegar nas finais contra o Vasco, sendo derrotado pelo Flamengo, com direito a plantão na programação da Rede Globo. No último e derradeiro jogo da série, dentro de casa, o Flamengo confirmou o favoritismo e selou o caminho para o título.

A equipe do Flamengo campeã da Superliga/Divulgação Fla Memória

Nas finais, sob o comando de Luizomar de Moura, o rubro-negro de Leila e Virna venceu o 1º jogo da série melhor de cinco, por 3×1, com parciais de 27/25, 17/25, 25/16, 25/22. Na segunda partida, o Vasco deu o troco, pelo placar máximo, com parciais de 25/20, 30/28, 25/22. O Flamengo retomou a dianteira na série, novamente com um triunfo por 3×1, com parciais de 25/19, 25/20, 19/25, 25/16. Na quarta e decisiva partida para o Flamengo não faltou emoção e até presenças ilustres.

Em um Maracanãzinho lotado, o Vasco saiu na frente com 25/23 na primeira parcial. A equipe de Leila e Virna tomou o controle do jogo, virando o placar, com atuações convincentes, para 2×1, com parciais de 25/16 e 25/20. A repercussão do confronto era tão grande, que as câmeras do SPORTV flagraram a presença do presidente do COB naquele momento, Carlos Arthur Nuzmann, que segundo consta, chegou ao ginásio com a partida em andamento, após acompanhar pela TV, tamanho era o show das torcidas.

Na quarta parcial, que poderia ser a do título para o Flamengo, após o rubro-negro abrir uma considerável vantagem no placar, a torcida do Vasco começou a deixar as dependências do Maracanãzinho. Porém, em uma recuperação surpreendente, após mudanças na equipe promovidas pela técnica Isabel, o cruz-maltino empatou o jogo em 2×2, com 25/21, reanimando a torcida vascaína. E veio o tie-break! Disputada ponto a ponto, a vitória ficou com o Flamengo, em decisão dramática, por 17/15, conquistando assim o título da Superliga Feminina. No link abaixo, você confere o histórico 5º set decisivo das finais da Superliga Feminina 2000/2001.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s