Foram definidos três semifinalistas da Copa do Brasil masculina de vôlei 2021. Fiat/Minas, Vôlei Renata/Campinas e EMS/Funvic/Taubaté conquistaram a classificação em partidas disputadas durante a semana. Um dos confrontos da próxima fase também já está definido. Vôlei Renata/Campinas e EMS/Funvic/Taubaté enfrentam-se em uma das semifinais. Já o Fiat/Minas, espera o vencedor do duelo entre Cruzeiro e América.
Para avançar de fase, jogando em casa, o Fiat/Minas passou pelo Uberlândia/Gabarito, com um triunfo por 3×1, com parciais de 25/18, 25/15, 22/25, 25/22. O central Matheus, comemorou o resultado, em conversa com a assessoria da CBV. “A equipe está de parabéns por ter superado o Uberlândia. Nós pecamos um pouco no saque, temos que dar o nosso máximo o tempo todo para não deixar o adversário crescer. Temos sempre que estar no nosso ritmo para conseguir o resultado, como fizemos hoje. Agora é esperar para saber o nosso adversário para estudar bem o time e ir para cima”.
Já o Vôlei Renata, conseguiu uma virada espetacular para conquistar a classificação. Mesmo com uma atuação individual exuberante do oposto Renan, do time adversário, o Itapetininga, o Vôlei Renata/Campinas reverteu uma desvantagem de 2×0 no placar, para vencer no tie-break, dentro de casa, com parciais de 22/25, 18/25, 25/22, 27/25, 15/12.
O experiente oposto Vissoto destacou a força de seu time, que não contou com o ponteiro Vaccari e o técnico Horácio Dileo, testados positivos para o coronavírus. Ele conversou com a assessoria da CBV sobre essa superação. “Hoje foi trabalho de equipe. Hoje superamos as ausências. O time se abraçou, lutou, passou por dificuldades, mas essa é uma característica do nosso time, lutar até o final”.

Encerrando o rol de classificados na semana, o EMS/Funvic/Taubaté bateu o Apan/Blumenau, por 3×0, com parciais de 25/15, 25/23, 25/21. Após o jogo, o ponteiro João Rafael do Taubaté falou com a assessoria da CBV sobre a classificação. “Foi um bom jogo. Na primeira parcial jogamos muito, o sistema defensivo funcionou bem. Na segunda parcial, eles encostaram um pouco mais e foi mais apertado. O terceiro também. Mas, no momento decisivo, conseguimos crescer, mostrar nosso jogo e finalizar em 3×0”.
Sada/Cruzeiro e Finais
Em reunião virtual entre a CBV e os representantes dos clubes participantes da Copa do Brasil 2021, na última quarta-feira, 13 de Janeiro, ficou decidido que as finais da competição serão disputadas no Centro de Desenvolvimento do Vôlei (CDV), em Saquarema. As datas das finais foram alteradas. Ao invés da próxima semana, a definição do título acontecerá no mês de fevereiro, nos dias 11 e 12.
Também ficou decidido, que o América Vôlei será o substituto do Guarulhos, impossibilitado de competir devido ao coronavírus. Com isso, o time mineiro terá pela frente o clássico estadual contra o Cruzeiro. O jogo está marcado para a próxima quarta-feira, dia 20 de Janeiro, em Contagem, no ginásio do Riacho. O confronto define o adversário do Fiat/Minas nas semifinais da competição.
Fonte: CBV