O 1º TURNO DA SUPERLIGA FEMININA

Com poucos dias do início do ano de 2021, com a vitória do Sesc/Flamengo sobre o Fluminense por 3×0, ontem, 8 de Janeiro, praticamente, foi encerrado o 1º turno da 27ª edição da Superliga Feminina. Resta apenas a realização do jogo entre Fluminense contra São José dos Pinhais, pela 11ª rodada do turno, para definir posições. As duas equipes estão com 6 pontos cada, com duas vitórias em 10 jogos. Uma vitória por 3×0 ou 3×1 nesse confronto de ambas equipes, pode tirar o Brasília da 9ª colocação, com 8 pontos. No entanto, os confrontos da Copa do Brasil já estão definidos.

Esse suspense em torno do último classificado para a Copa do Brasil 2021 virou o ano, em virtude da pandemia do coronavírus. Aliás, essa foi uma das marcas da competição no 1º turno, ao contrário do naipe masculino. No feminino, praticamente todas as equipes tiveram casos do vírus, provocando o adiamento dos jogos, além do revezamento de jogadoras pelas comissões técnicas dos times. Enquanto no masculino isso aconteceu por opção técnica para poupar os atletas, no feminino o revezamento foi utilizado como forma de driblar o vírus. Em alguns casos, ficou evidente nas partidas, a falta de ritmo das equipes por causa da pandemia.

Mas sem dúvida alguma, um dos destaques da competição, até o momento, é o desempenho do Osasco. Um dos principais motivos para o sucesso do time comandado pelo técnico Luizomar de Moura no turno, é o rendimento da equipe no bloqueio. As centrais de Osasco não estão deixando passar nada! Em algumas partidas, o time conseguiu a marca de 24 pontos no fundamento, ou seja, quase um set inteiro de pontos no bloqueio. Destaque para a jovem central Mayany. Será uma grande surpresa se ela ficar de fora da lista de convocação de José Roberto Guimarães para defender a seleção na temporada.

Outra desempenho individual que pode explicar a boa campanha de Osasco é a atuação da levantadora Roberta. Mais experiente, ela está distribuindo o jogo de Osasco de forma equânime. O que é um feito para um time que conta com a melhor atacante do voleibol brasileiro, que recebe muitas bolas durante as partidas, a oposta Tandara. Não fosse o tropeço dentro de casa para o Brasília, por 3×2, Osasco teria encerrado o 1º turno na liderança e invicto. Certamente, esse resultado poderá fazer falta no fim da fase de classificação, quando forem definidos os confrontos nos playoffs.

Falando nisso, a briga pela última vaga na fase eliminatória da Superliga Feminina promete esquentar. Quatro times disputam a 8ª colocação da competição no returno. No momento, Pinheiros leva vantagem, com 10 pontos, em 8º lugar. Há duas temporadas o time não disputa os playoffs. A classificação seria uma questão de honra. Porém, Brasília, Fluminense e Pinhais estão logo atrás. Os confrontos diretos entre essas equipes no returno devem decidir quem fica com a vaga. Caso fique de fora dos playoffs, será a pior campanha do Fluminense na Superliga desde o retorno para a elite do voleibol feminino brasileiro, na temporada 2016/2017.

COPA DO BRASIL 2021

Encerrado o 1º turno, foram definidos os confrontos da Copa do Brasil 2021. A competição reúne os oito primeiros colocados do turno da Superliga 2020/2021, em partida única eliminatória. Assim, o 1º enfrenta o 8º, 2ºx7º, 3ºx6º, 4ºx5º. As datas dos confrontos serão divulgados na próxima segunda pela CBV. As finais serão disputadas em uma sede específica. Abaixo você confere os duelos de quartas-de-final da Copa do Brasil 2021.

Itambé/Minas (1º) x (8º) Pinheiros

Osasco/Audax (2º) x (7º) Curitiba Vôlei

Praia Clube (3º) x (6º) São Paulo/Barueri

Sesc/Flamengo (4º) x (5º) Sesi/Bauru

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s