A SURPREENDENTE CAMPANHA DO UBERLÂNDIA/GABARITO

Novidade da temporada 2020/2021 da Superliga Masculina, o time do Uberlândia/Gabarito, até o momento, é uma das grandes surpresas da competição. Repleto de caras desconhecidas do grande público, com investimento menor que a maioria dos seus adversários, a equipe do Triângulo Mineiro ocupa a 5ª posição na tabela, com 12 pontos, atrás apenas dos favoritos Taubaté, Cruzeiro, Campinas e Minas.

Sob o comando técnico de Manoel Honorato, pai do ponteiro Honorato, do Fiat/Minas, o Uberlândia/Gabarito venceu 50% dos seus 8 jogos na 27ª edição da Superliga Masculina. Entre esses resultados, vitórias consistentes contra equipes consideradas superiores tecnicamente, antes do início da competição, como: Apan/Blumenau e Sesi/SP. Tais resultados, levaram o Uberlândia a sonhar com uma vaga nos playoffs.

Diante dos favoritos, o Uberlândia que havia assustado o Cruzeiro nas semifinais do Campeonato Mineiro 2020, não foi páreo. Apesar disso, na estreia da Superliga, dentro de casa, contra o Taubaté, a equipe fez uma boa apresentação. O placar final do jogo ficou em 3×1. Contra o Campinas, o time não conseguiu repetir o mesmo nível de jogo, perdendo por 3×0. Obviamente, com o nível de jogo apresentado pelo Uberlândia, os adversários estudaram o time do Triângulo com mais afinco.

Um dos motivos para o sucesso da equipe de Manoel Honorato é o seu sistema tático. A equipe oscila durante os jogos entre o sistema 4×2 ou 5×1, de acordo com seu desempenho e dos adversários. Ao optar por jogar com três atacantes na rede, o Uberlândia/Gabarito surpreende por utilizar um sistema de jogo em desuso no vôlei de alto nível masculino há muito tempo.

Uma das possíveis explicações para a opção pelo sistema 4×2 pelo técnico Manoel Honorato é que, o projeto do Uberlândia/Gabarito nasceu na cidade do Triângulo Mineiro com foco nas categorias de base, mais conhecido como Academia do Vôlei. É comum nessa fase de desenvolvimento do jogo, a utilização de sistemas alternativos, pois o importante nesse momento é o aprimoramento físico e técnico dos atletas de base. Certo é que, seja qual for o esquema, o Uberlândia/Gabarito brigará por vagas nos playoffs.

O técnico Honorato, ao centro, com os filhos/Divulgação Academia do Vôlei

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s