No começo do ano de 2020, o turno da Superliga Masculina foi encerrado com uma vitória emblemática do Sesi/SP sobre o Taubaté, de virada, por 3×2. Nesse duelo, os dois times reeditaram a final da última temporada. Com o resultado, o Cruzeiro consolidou a liderança da competição.
Com apenas uma derrota até o momento, a equipe dirigida pelo técnico argentino Marcelo Mendez realiza uma campanha de recuperação, após a queda do ano passado nas semifinais para o Taubaté. Um fator preponderante para isso, foi a participação e preparação para o Mundial de Clubes, em dezembro passado. O time celeste ganhou corpo e ritmo de jogo em relação aos seus principais adversários, enfrentando potências mundiais.
O único revés cruzeirense na Superliga 2019/2020 foi para o Vôlei Renata, dentro de casa. O clube do interior paulista representa a única ameaça palatável aos principais favoritos do campeonato. Por isso, fugir do embate com o Campinas nos playoffs é fundamental. Apesar disso, a equipe campineira oscila muito. Como por exemplo, demonstrado nas suas derrotas para o Maringá.
Sobre o Taubaté, atual campeão, é bom reiterar as dificuldades encontradas pelo time nas partidas contra os seus principais adversários na competição. Foram 3 derrotas, nos 3 jogos. Antes, a equipe do Vale do Paraíba havia passado o trator sobre os clubes mais modestos, cedendo apenas uma parcial, em 8 jogos.
Falando neles, a briga por classificação para os playoffs está acirrada. Com exceção de América e Caramuru, que devem ser rebaixados, todos possuem chances de avançar de fase. Maringá, Itapetininga, Vôlei Ribeirão e Blumenau brigam em iguais condições por um lugar nas quartas-de-final.
COPA DO BRASIL
Terminado o 1º turno foram definidos os confrontos da Copa do Brasil 2020. A competição reúne os oito primeiros colocados do turno da Superliga 2019/2020 no mata-mata, em jogo único. Assim, o 1º enfrenta o 8º, o 2ºx7º, 3ºx6º, 4ºx5º. As finais acontecem em Jaraguá do Sul, tanto no masculino, quanto no feminino.
Os confrontos começam hoje 14 de Janeiro. O Taubaté, 2º colocado da Superliga, joga em casa contra o Maringá, 7º colocado, no ginásio do Abaeté, às 20h. Amanhã, o Cruzeiro, líder da Superliga e atual campeão da Copa do Brasil, duela com o Itapetininga, 8º colocado, em Contagem, às 20h.
Ainda na quarta-feira, 15 de Janeiro, o Sesi/SP, 3º colocado, luta por uma vaga nas finais contra o Minas, 6º colocado, na Vila Leopoldina, em São Paulo, às 19h, com transmissão do canal da CBV na internet. Encerrando a fase de quartas-de-final, a disputa teoricamente mais equilibrada entre o Sesc/RJ, 4º colocado contra o Campinas, 5º colocado. A partida ocorre no ginásio do Tijuca, no Rio de Janeiro, a partir das 20h.